Já pensou assistir a um show nas ruínas de Roma?

Os monumentos da Antiga Roma estão cada vez mais ‘pop’: shows e eventos de grande porte acontecem com frequência. E uma superprodução está criando polêmica na cidade! Venha conhecer.

 show-no-colosseo
Todos os caminhos levam a Roma.
E isso é especialmente verdade quando falamos de turismo na Itália!

 

Um dos destinos turísticos mais queridos pelos brasileiros é Roma – especialmente após conseguirem o reconhecimento da cidadania italiana! A capital italiana possui paisagens deslumbrantes, centros comerciais interessantíssimos e conectados com o que de melhor há no mundo, gastronomia maravilhosa… e, é claro, uma história milenar.

Você pode passear pela cidade e encontrar imponentes construções da época dos grandes imperadores, como Nero e Alexandre. Pode entrar pelo Coliseu e se sentir em uma arena dos filmes. Pode caminhar em verdadeiros museus a céu aberto, locais repletos de ruínas históricas e muita coisa interessante para ver e sentir. Além de tudo isso, você pode, também, aproveitar os monumentos antigos de um jeito diferente: assistindo, lá mesmo, a superproduções com luzes, música e muita tecnologia!

 

coliseu em roma na italia

O Coliseu é apenas uma das dezenas de estruturas da Antiguidade que você pode conhecer em Roma!

 

Há vários anos, alguns dos mais famosos monumentos italianos são utilizados como cenário para eventos culturais. As Termas de Caracala e o Anfiteatro de Verona são alguns exemplos (saiba mais sobre eles abaixo). Roqueiros, aliás, adoram fazer shows nesses belíssimos cenários. Artistas como Pink Floyd e Neil Young já realizaram grandes produções aqui na cidade e em demais ruínas italianas. Você já deve ter se deparado com algum DVD de grandes shows em locais históricos italianos!

Os shows em ruínas e templos antigos são um enorme sucesso. E Roma, dada sua história peculiar, é um dos pontos em que a inovação no entretenimento mais se encontra com nosso passado histórico, como veremos a seguir!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

COMO É ASSISTIR A UM SHOW EM UMA RUÍNA DA ANTIGUIDADE?

 

 

O vídeo acima é uma peça promocional do Anfiteatro de Verona. Nele, podemos ter uma ótima noção do tamanho desse tipo de evento e da beleza dos locais.

Shows de músicas moderna, espetáculos teatrais e óperas ocorrem com frequências nas ruínas, e Roma é um dos locais mais requisitados para tais encenações.

Participar deles é algo incrível – você precisa passar por essa emoção pelo menos uma vez na vida! Além de estar mais perto de seus artistas preferidos, a emoção maior destas noites inesquecíveis é saber que você está se divertindo exatamente no mesmo local em que, milhares de anos atrás, outras pessoas também se divertiam e participavam de eventos! É uma sensação estranha, mágica, de pertencimento, que precisa ser conhecida pessoalmente.

E mais: as construções são grandiosas, belíssimas. São como ‘estádios de futebol’ da Antiguidade, enormes, que te fazem sentir pequenino em meio a tanta pedra! É ótimo fazer parte de um espetáculo em um local em que cada parede tem tanta história para contar.

 

 

 

CONHEÇA A (POLÊMICA) NOVA SUPERPRODUÇÃO ROMANA!

 

A Domus Aurea, ou “Casa Dourada”, foi um gigantesco palácio construído por Nero entre os anos 64 e 68 depois de Cristo. Sua principal função: ser local de enormes festanças da alta classe romana, regadas a muito vinho e diversões libertinosas!

Em breve, italianos e turistas do mundo inteiro poderão curtir uma megaprodução sobre a vida do imperador Nero, apresentada ao vivo e a cores nas ruínas da Domus Aurea, no Monte Palatino. Ou será que vão poder mesmo?

Uma enorme polêmica tem se instalado em Roma desde que esta produção foi anunciada. É a primeira vez que a Domus Aurea será utilizada para um espetáculo. E muita gente não está nada feliz com isso! Uma representante da Prefeitura aqui de Roma disse que as luzes seriam ‘perfeitas’ para ‘um espetáculo circence’. O ex superintendente de antiguidades romanas afirmou que as reformas sendo feitas para a peça são ‘um insulto à paisagem romana’. É, o pessoal aqui realmente preza pela integridade da História da cidade!

 

evento nero no monte palatino

Veja ao fundo o enorme palco que a produção do espetáculo sobre Nero está construindo.

 

O Monte Palatino é um dos locais mais visitados de Roma. Com 70 metros de altura, possui estruturas que podem ser vistas de toda a cidade, e que atraem turistas de todo o mundo. Dentre elas, os resquícios do Fórum Romano e do Circo Máximo são alguns dos principais destaques.

Talvez eles tenham uma certa razão. O Monte Palatino é um local de destaque na cidade. Nele e ao redor dele existem dezenas de estruturas antigas, visitadas diariamente por centenas de turistas. A produção sobre Nero construiu um palco enorme em uma região que chama bastante a atenção do povo, e os mais ‘puristas’ estão odiando a ideia de que, ao passar pela região, você prestará mais atenção ao gigantesco palco do que à paisagem histórica.

Toda a polêmica tem a ver, também, com a seguinte questão: como atrair mais gente para as ruínas antigas e torná-las interessantes ao grande público? Deixando-as do jeito que estão, como ‘museus a céu aberto’, ou tornando-as palcos de produções modernas, cheias de tecnologia? O que você acha?

 

fonte de trevi - show de moda em 2016

Até mesmo a famosíssima Fonte de Trevi, em Roma, se transformou em palco de um show de moda no ano passado!

Os produtores do show sobre Nero afirmam que o evento irá manter protegidas todas as estruturas antigas, e que um extenso estudo sobre a arquitetura do local foi feito para garantir que não haverá danos. Segundo ele, o principal intuito é trazer a Roma antiga para mais perto da Roma moderna.

“Locais de forte herança cultural são frequentemente rodeados por cercas impenetráveis, ficando separados das cidades. Esta iniciativa ajuda a abri-lo novamente à cidade, e talvez a um público diferente do habitual”, disse.

Divino Nero – uma Rock Opera
Estreia 1 de Junho. Temporada até 10 de Setembro.
Local acomodará 3.000 pessoas.

Quem estiver em Roma mais para o final do ano poderá curtir essa produção sobre um dos mais famosos – e polêmicos! – imperadores da História. A megaprodução contará com 26 acrobatas, 12 atores, terá letras de músicas criadas por um vencedor do Grammy e será apresentada em duas línguas, italiano e inglês. Melhor de tudo: será encenada em uma das locações mais bonitas da cidade, sendo um atrativo a mais para você vir conhecer uma capital europeia em que a cultura moderna e a história antiga caminham lado a lado!