Qual a função das Fontes na Itália?

A história da Itália é muito rica e contada desde o tempo da mitologia. Decidi então, trazer mais e mais curiosidades dessa história para vocês. E para começar vou falar de um dos monumentos mais visitados pelos turistas que chegam a Roma.

Você sabe porque na Itália existem tantas fontes públicas, as famosas “fontanas”?

 

As fontes públicas na Itália – Fontanas

 

IMG 0057 1024x736 - Qual a função das Fontes na Itália?

No passado havia três tipos de fontes de água: as de água pura, para se beber (também chamadas de abbeveratoi), as específicas para lavar roupas (também conhecido como lavatoi) ou aquelas que serviam apenas como decoração.

E como todo mundo precisa de água para viver, praticamente todas as cidades italianas tem ao menos uma fonte pública, a mais famosa de todas as fontes está em Roma, Fontana de Trevi, um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes, vamos falar mais dela daqui a pouco.

Voltando ao nosso assunto principal, desde o tempo dos romanos até o final do século XIX, as fontes funcionavam por gravidade, o que exigia uma nascente de água mais alta do que a própria fonte para que a água pudesse fluir e chegar até a população. Nada de bomba para puxar a água de algum outro lugar. Parece simples assim, mas lembre-se que era tudo natural, sem filtros ou tecnologia, e as fontes podiam ficar sem água caso alguma coisa bloqueasse o caminho da água.

Já imaginou a carreira e a dificuldade para descobrir o que estava acontecendo?

O Fontanaro

 

IMG 1781 1024x768 - Qual a função das Fontes na Itália?
E para evitar que o abastecimento fosse interrompido havia em cada cidade um profissional chamado “fontanário”. O fontanaro é uma profissão que não vemos muito em documentos da família italiana antiga: ele era o encanador da cidade encarregado da manutenção de todas as fontes públicas.

As casas não tinham encanamento interno nos tempos antigos, portanto as roupas eram lavadas em fontes públicas (lavatoi), as mulheres coletavam água potável das fontes públicas de água potável para usar em casa e cozinhar e também os animais bebiam a água através de calhas. O fontanaro devia se certificar de que a água estava chegando regularmente aos moradores da cidade diariamente.

 

A Fontana di Trevi

 

Fontana di Trevi 1024x683 - Qual a função das Fontes na Itália?
Enfim chegamos a nossa estrela, a mais famosa fonte na Itália. Muito se fala sobre ela, mas pouca gente sabe os mistérios que a circundam.

A lenda urbana mais conhecida diz que o visitante que jogar uma moeda na Fontana de Trevi, voltará a Roma – quem é que vai deixar passar essa chance?

A fonte de estilo barroco servia como termino de um grande arqueduto romano construído por volta de 19 a.c., para abastecer os banhos termais no Campo de Marte.

Diz a lenda, que o local da fonte foi indicado por uma moça virgem que ajudou os soldados do imperador Agripa a matar sua sede. O nome da fonte faz referimento ao local, um cruzamento de três vias (tre vie – em italiano).

Originalmente, a Fontana di Trevi ficava virada para outro lado da praça, mas sua posição foi alterada para que a fonte pudesse ser vista do Palácio do Quirinal, de onde o Papa a avistaria de sua janela.

A Fontana di Trevi passou por diversas reformas, a mais recente e maior delas terminou em 2015 e ganhou também uma nova iluminação artística que valoriza ainda mais a fonte durante a noite.