Cursos na Itália: onde estudar arte, moda, gastronomia e italiano?

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Ter aulas de italiano e dos mais diversos temas no país europeu é fácil. Existem muitas opções de cursos na Itália pensadas para quem vem de fora. Então hoje vamos falar sobre algumas delas.

     

     

    A Itália é uma país fascinante. Com uma rica cultura, saborosa gastronomia e cenários deslumbrantes, o país atrai milhões de estrangeiros todos os anos. Uma boa ideia, principalmente para aqueles que buscam o reconhecimento da cidadania italiana, é conhecer mais sobre o país do qual futuramente será cidadão.

    Para isso, há diversos cursos disponíveis na Itália que ajudarão o recém-chegado a se adaptar melhor à cultura e aos costumes locais. Por isso, nesse texto, mostraremos algumas opções interessantes.

     

    Lembramos sempre que, caso ainda não tenha a cidadania italiana e o curso durar mais de três meses, será necessário a obtenção de um visto de entrada perante o Consulado Italiano do seu local de residência. O rol de documentos varia conforme a natureza do curso que se pretende frequentar, por isso, certifique-se com o Consulado como obter o visto e quais os procedimentos para a obtenção do permesso di soggiorno assim que chegar na Itália.  Caso já tenha a cidadania, basta se matricular no curso e boas aulas!

     

     

    OPÇÕES DIVERSAS DE CURSOS NA ITÁLIA

     

    APRENDENDO A PARLARE ITALIANO

     

    estudando italiano na itália

     

    Se o seu interesse é aprender mais sobre a língua italiana – o que sem dúvida facilitará sua estadia no país –, uma opção interessante é a Accademia Europea di Firenze, uma das mais conceituadas na Itália e destino favorito entre turistas e imigrantes brasileiros.

     

    Localizada na cidade de Florença (Firenze, em italiano), a academia oferece cursos de língua italiana para estrangeiros nos níveis básico, intermediário e avançado. Durante todo o curso, os professores tratam os alunos de maneira bastante pessoal, fazendo-os sentirem como se fosse cidadãos de Florença, e não estrangeiros. Isso inclui ajuda na hora de conseguir um local para viver, emprego temporário e opções de lazer. Além do ensino de qualidade, e talvez justamente por este motivo, a Accademia é um dos destinos preferidos dos nossos compatriotas quando vão estudar italiano na Europa.

     

    Ao final do curso, o aluno tem direito ao certificado. O local oferece mais de 80 cursos ao longo do ano, com duração mínima de duas semanas.

     

    Aliás, para quem se interessar, a Accademia também possui cursos em outras áreas, como dança, arte, música e muito mais.

     

    Outras possibilidades para brasileiros que querem aprender italiano são escolas específicas para estrangeiros. Há duas universidades que têm essa proposta: a Università per Stranieri di Siena (em Siena, cerca de 50 km ao sul de Florença) e a Università per Stranieri di Perugia (em Perúgia, a 90km de Siena) – esta última é a instituição de ensino de italiano para estrangeiros mais antiga do país, inaugurada em 1921.

     

    Precisa de uma conta bancária na Europa? 🏦🇪🇺

    Então não perca tempo! Abra sua conta multimoedas gratuita em apenas 5 minutos com a Wise, a solução segura e confiável disponível em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é entregue diretamente no Brasil, permitindo saques e compras em mais de 200 países ao redor do mundo.

    Abrir conta

     

    ARTE

     

    opções de cursos de arte na Itália
    A arte italiana é riquíssima e deslumbrante. O país presenteou o mundo com alguns dos maiores pintores, escultores e artistas de todos os tempos, como Michelangelo.

     

    Cursos sobre arte não poderiam faltar no país que nos trouxe Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e tantos outros artistas de renome eterno. Para aprender mais sobre esse aspecto tão importante da Itália, há diversas universidades e cursos específicos que recebem estrangeiros e recém-chegados de braços abertos.

     

    Uma boa opção é a Accademia di Belle Arte di Firenze, também em Florença, que oferece tanto cursos de graduação como de pós-graduação (de dois a três meses de duração) em pintura, escultura e temas correlacionados ao mundo artístico. A universidade é interessante para brasileiros pois possui vagas reservadas para estrangeiros. Para se candidatar, é preciso fazer o processo de pré-inscrição (preiscrizioni) nos consulados italianos no Brasil. Os documentos necessários são certificado de fluência em italiano, certificado de conclusão do Ensino Médio e ter pelo menos 12 anos de estudos, de preferência em assuntos relacionados ao curso escolhido na Accademia.

     

    Na mesma cidade, há também a Accademia d’ Arte AD’A, que oferece cursos de curta (a partir de duas semanas) e média duração. Entre os assuntos abordados, estão: história da arte, escultura, afresco, mosaico e técnicas de pintura e desenho. Além dos cursos, ministrados por profissionais do instituto e artistas convidados, o local ainda propicia atividades extracurriculares para os ingressantes e que ocorrem nas cidades da região, o que certamente é um atrativo a mais para quem pretende conhecer melhor o país.

     

     

    GASTRONOMIA

     

    curso de culinaria na italia
    É impossível não se deixar seduzir pelas delícias da culinária italiana, desde as mais práticas até as mais sofisticadas.

     

    Quem gosta da Itália muito provavelmente então gosta também da gastronomia italiana. Pizzas, massas e outros pratos típicos são marcas registradas do país – e que lugar melhor para aprender como preparar essas iguarias do que com os próprios italianos? Há cursos tanto para curiosos e amantes de comida, como para quem quer se tornar um profissional da área.

     

    Para os amadores, por exemplo, há o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), criado justamente para divulgar a culinária italiana para os estrangeiros. Localizado no comune de Costigliole d’ Asti, na região do Piemonte, o ICIF oferece cursos de nutrição, sommelier, pizzaria, sorveteria e chocolateria, com durações variadas e diferentes níveis de profundidade.

     

    Mas se você quer fazer uma carreira na área, uma boa ideia é começar aqui no Brasil. O Senac, em parceria com a Alma – Scuola Internazionale di Cucina Italiana, oferece um curso de gastronomia de 160 horas em São Paulo e outras 360 horas em Parma, cidade sede da instituição. Entre os temas do currículo estão história da culinária italiana, nutrição e dieta mediterrânea.

     

    Para quem é fã de alimentação saudável, o curso de dieta mediterrânea é uma opção imperdível. Baseado em refeições repletas de vegetais frescos, sementes, peixes e azeite de oliva, com pouca carne vermelha e gordura saturada, a dieta é alvo de centenas de estudos científicos que mostram que quem a segue vive mais e melhor. Adotar a dieta do Mediterrâneo diminui os riscos de uma série de doenças, como diabetes tipo 2, aterosclerose e demais problemas cardiovasculares, e também a obesidade. Que tal aprender a preparar os pratos típicos dessa dieta na terra onde ela foi criada?

     

    O programa, ao final, oferece também estágio de cinco meses em restaurantes italianos.

     

    Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

    Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

    Quero cotar agora.

     

    MODA E DESIGN

     

    o mundo fashion da moda italiana
    Cursos de moda na Itália são um sucesso entre o público ligado ao mundo fashion.

     

    Não é à toa que a Itália é o local de nascença dos mais famosos profissionais da moda e do design de alta qualidade: Domenico Dolce, Stefano Gabbana, Giorgio Armani e Donatella e Gianni Versace. O país é um celeiro de talentos e é visto no mundo inteiro como definidor de tendências sobre o que vamos vestir.

     

    Entre as mais famosas escolas da área está a Scuola del Cuoio. Na cidade de Florença, ela oferece cursos específicos para quem quer aprender a trabalhar com couro. Os cursos variam entre os mais simples, de um dia de duração, até os mais completos, de seis meses. Os alunos aprendem a cortar, trabalhar e finalizar produtos em couro, como carteiras e bolsas.

     

    Outra possibilidade é o Istituto Europeo de Design, que possui escolas em diversas cidades, dentro e fora da Itália. Elas podem ser encontradas em Milão, Roma, Veneza, Como, Cagliari, Turim e Florença – e também em São Paulo! A escola oferece cursos na área de Moda, Design, Comunicação Visual e Empreendimento, tanto de curta duração (férias de verão e inverno) como de graduação e pós-graduação. Quem se matricula em um desses cursos pode, através da própria instituição, conseguir facilmente uma visita às demais unidades no país europeu, aumentando os prospectos de uma viagem cultural pela Itália.

     

    Cursos para estudar na Itália – Dicas finais

     

    É importante lembrar que o ano letivo italiano, diferente do brasileiro, começa em setembro e termina em agosto. Por isso, caso deseje realizar um curso na Itália, fique atento às datas de inscrições e matrículas.

     

    Cursos na Itália: onde estudar arte, moda, gastronomia e italiano?
    Universidade de Roma

     

    Se quiser saber ainda mais sobre as universidades italianas – cursos, vagas, procedimentos burocráticos e como se candidatar – você poderá encontrar informações no site do Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca (http://www.istruzione.it/).

     

     

    Chances é que não faltam para quem deseja estudar nesse país de riquíssima cultura. Não importa sua área de interesse, certamente a Itália oferece opções de alto nível de cursos e treinamentos, boa parte deles oferecidos e pensados para estrangeiros. Seja para aprimorar o seu accento italiano ou aprender mais sobre a deliciosa culinária local, boas escolas são encontradas por todo o país.

     

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também