Como viajar com menores para o Exterior.

Para você que decidiu viajar para o exterior com filhos menores, hoje vamos te dar algumas dicas valiosas para viagem de menores para o exterior.

 

Se você está vindo para a Itália, ou qualquer outro país, com filhos menores de 18 anos e que são cidadãos brasileiros, vai precisar tomar algumas providências para que eles possam sair do Brasil sem nenhum problema.

 

Vamos te mostrar todas as opções possíveis de como as crianças e adolescentes podem sair do país.

 

Mas antes, temos que falar que o novo passaporte brasileiro já traz a autorização dos país e por isso não é preciso fazer uma nova autorização a cada viagem.

 

ATENÇÃO: se seus filhos estão com passaportes antigos, mas ainda válidos, fique atento e veja o que é necessário para viagem de menores ao exterior

 

Autorização de viagem de menores brasileiros

147217471-1680x1050

1 – Menores viajando acompanhados dos dois pais

 

Esse é o caso mais simples de todos. Se o menor de idade vai sair do Brasil acompanhado dos 2 pais, você só precisa se preocupar em levar os passaportes válidos deles.

 

2 – Menores viajando com apenas um dos pais

 

Nesse caso, além do passaporte é preciso que o pai que não está indo junto na viagem faça uma autorização.

Nessa autorização o pai que fica deve autorizar o menor a viajar com o outro e deve autenticar firma no cartório.

O modelo dessa declaração pode ser encontrado no site do Conselho Nacional de Justiça – CNJ

 

3 – Menores viajando acompanhados de outros adultos (que não sejam os pais)

 

Nesse caso, a autorização de viagem deve ser assinada por ambos os pais e deve conter os dados do adulto que será responsável pelo menor durante a viagem.

O modelo também está no site do CNJ e a firma dos 2 deve ser reconhecida.

 

4 – Menores viajando desacompanhados

menores viajando desacompanhados
A autorização de viagem para menores que viajam desacompanhados, ou seja, sem a companhia dos pais ou de algum outro adulto, também pode ser feita seguindo o modelo do CJN. Deve ser assinada e ter firma reconhecida de ambos os pais ou responsáveis.

Importante

  • Para a segurança do menor, é importante colocar o prazo de validade da autorização
  • Leve sempre a autorização em 2 vias, uma vai ficar com a Polícia Federal no momento em que vocês passarem pela imigração.
  • A autorização de viagem não vale como autorização para que o menor resida no exterior, essa autorização deve ser feita separadamente
  • Se o menor já mora no exterior, a autorização não é necessária caso esteja viajando com um dos pais, basta o Atestado de Residência emitido a menos de 2 anos por alguma Repartição Consular Brasileira

 

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o que precisa fazer em caso de viagem de menores para o exterior, o Portal Consular disponibilizou no site um guia bem detalhado sobre as autorizações de viagem para menores. Basta clicar aqui.

 

Autorização de viagem de menores com dupla cidadania

viagem de menores para o exterior

Se o seu caso é outro, seus filhos tem também a cidadania italiana e querem viajar para fora da Itália, também vão precisar de autorização caso os pais não tenham feito no momento em que solicitaram a emissão do passaporte deles.

 

Na Itália, diferente do Brasil, a lei permite que os menores viajem sozinhos a partir dos 14 anos. Que beleza hein!

Para fazer a autorização de viagem dos menores abaixo de 14 anos, basta ir até a questura da sua cidade com os seguintes documentos:

  • Formulário da autorização assinado pelos pais
  • Cópia dos documentos de identidade da mãe e do pai (mesmo se um deles não for italiano)
  • Cópia do passaporte do acompanhante

 

Outra diferença entre o procedimento no Brasil e na Itália é que a autorização de viagem de menores ao exterior será conferida pela companhia aérea e pode ser que a imigração nem peça para ver, presume-se que se os menores já fizeram check-in a companhia já verificou a autorização e está tudo certo.

Independente do país e da nacionalidade o que importa é a segurança das crianças e dos adolescentes!

Agora que você já sabe todos os documentos necessários para viagem de menores para o exterior é só escolher o próximo destino e arrumar as malas!