Vantagens da Cidadania Italiana

Quais são as vantagens da Cidadania Italiana e como utilizá-las? 

 

Começar a vida ou morar temporariamente em um país que não é o seu já não é tarefa simples, agora fazer isso estando ilegal certamente é ainda pior. Além de limitar suas entradas e saídas do país – não te permitindo viajar e conhecer outros lugares por causa dos postos de imigração nas fronteiras – você em tese não terá direito a serviços públicos de saúde ou escolas e ainda pode se complicar caso seja pego pela polícia. A deportação muitas vezes tem um processo truculento e rápido, e você passa a ter seu nome “marcado” para entrada em países como Estados Unidos e Europa, tornando-se, assim, uma “persona non grata” (e isso pode comprometer seu futuro).

A dupla cidadania italiana é um direito de muitos brasileiros, cujo antepassado migrou para o Brasil pelas mais variadas razões, inclusive fugindo da Itália por conta da crise e também da guerra. Esse é um direito sem prazo de expirar, mesmo que seu antepassado italiano já tenha morrido é possível solicitar a cidadania italiana.

Se você tem direito a cidadania italiana, aposto que várias vezes já se perguntou “porque correr atrás de tanta papelada e enfrentar tanta burocracia pra tirar a dupla cidadania italiana? Quais as vantagens da Cidadania Italiana? Será que vale mesmo a pena gastar algum dinheiro com isso?”.

Realmente, em alguns casos o processo é bem mais trabalhoso do que em outros. Mas, se você tem planos de morar fora do Brasil, seja para estudar ou para trabalhar, a cidadania italiana vai ser, literalmente, seu passaporte de entrada.

Sua vida fora do Brasil será muito facilitada, nós vamos te mostrar agora algumas vantagens da cidadania italiana!

 

1- Cidadão Italiano:

vantagens cidadania

A primeira vantagem é também a mais óbvia. Você passa a ser cidadão europeu. E como cidadão europeu pode circular ou morar em qualquer país da União Europeia sem nenhum problema e sem necessidade de visto consular para estudo ou trabalho.

Mas tudo é uma via de mão dupla. E quando você passa a ser também um cidadão italiano, passa a ter que cumprir com alguns deveres de cidadão, como aqui no Brasil, por exemplo, votar sempre que houverem eleições políticas (lá o voto também é um direito reconhecido a todos, mas a diferença é que seu não exercício não acarreta sanções civis, como acontece no Brasil).

Mesmo que decida não morar na Itália ou na Europa após conseguir sua cidadania italiana, como cidadão italiano, sempre que estiver na Itália, você passa a ter direito a assistência médica e hospitalar pública.

Também como cidadão italiano, pode se candidatar a vagas de trabalho em concursos públicos ou cargos políticos.

 

2– Estudos:

 

vantagens-universidade

Normalmente, é a vontade de estudar fora do Brasil que faz com que a grande maioria dos brasileiros pense e dê o primeiro passo na busca de sua dupla cidadania. Essa é uma das grandes vantagens da Cidadania Italiana, com um passaporte europeu você não vai mais precisar de vistos de estudo para alguns países muito procurados por brasileiros, como a Irlanda e a Inglaterra.

Como cidadão italiano, você terá acesso a oportunidades em universidades renomadas por um valor bem mais baixo. Boa parte dos cursos de ensino superior na Europa, destinados a estudantes estrangeiros, tem uma anuidade ou preço bem diferente para estudantes pertencentes à União Europeia (UE) e para estudantes que não fazem parte da UE. Os estudantes de fora da UE costumam pagar bem mais caro. Os brasileiros que têm cidadania europeia – e que se candidatam a uma vaga para um curso superior com a segunda nacionalidade – são considerados estudantes da União Europeia e pagam o preço estabelecido para eles. Os descontos para cidadãos europeus costumam chegar a 50% do valor anual do curso.

Mesmo que você decida mudar de país apenas para aprender outro idioma vai poder estudar e trabalhar normalmente, sem restrições de carga horária de trabalho ou tipo de trabalho.

 

3- Isenção de vistos:

vantagens-visto

A cidadania italiana garante a isenção do visto para todos os países da União Europeia, tanto de turismo quanto para estudo ou trabalho.

Também para países onde nós brasileiros ainda precisamos tirar o visto, seja de turismo, estudo ou trabalho, como os Estados Unidos, o Canadá e o Japão, como europeu o visto de turismo não será mais necessário e os demais ficarão bem mais acessíveis.

Imigrar com um passaporte Italiano é muito mais fácil do que com um passaporte brasileiro, mas, isso não quer dizer que para morar em outro país basta comprar uma passagem aérea e pronto. Fique atento às leis do país que escolher como nova casa e evite problemas e dores de cabeça.

 

4- Trabalho:

 

vantagens europa

 

Como cidadão italiano, fica mais fácil encontrar um trabalho digno e que pague melhor na Europa. As ofertas e oportunidades de trabalho aumentam muito para os cidadãos europeus. Muitas empresas exigem que o candidato à vaga seja europeu ou esteja de forma legal no país em questão, não querem assumir a responsabilidade e os custos para solicitar um visto de trabalho para um estrangeiro. Pense: como brasileiro, você consegue um visto de trabalho para viver legalmente na Alemanha. Mas, surge uma proposta bem melhor e mais interessante para trabalhar na França, você teria que correr atrás de outro visto de trabalho para esse país, já que nesses casos, os vistos não servem para a Comunidade Europeia toda, mas só para um determinado pais. Com a sua cidadania italiana, você pode circular pelos países da União Europeia, morando, estudando e trabalhado legalmente, sem necessidade de vistos.

Mas fique atento, as oportunidades existem e estão lá para quem as busca. Não ache que só o passaporte europeu vai fazer com que a vaga dos seus sonhos caia de paraquedas na sua frente. É preciso correr atrás para que as coisas aconteçam!

 

Benefícios finais:

vantagens da cidadania italiana

Como já falamos acima, como cidadão italiano você passa a ter também direito aos benefícios oferecidos pelo Governo Italiano com saúde, educação etc.

Já se imaginou morando na Europa, onde a qualidade de vida é bem melhor do que a grande maioria das cidades brasileiras? Com a dupla cidadania você pode fazer isso legalmente, e ainda melhor: a cidadania italiana é transmitida pelo “sangue”, ou seja, todo descendente de italiano, italiano será! Por isso seus filhos, netos e bisnetos também terão acesso a ela, mas agora de forma direta e sem precisar reunir toda a papelada de antes.

Com a dupla cidadania italiana, as fronteiras ficam menores e as possibilidades se multiplicam.

Viu como são muitas as vantagens da cidadania italiana? Com a dupla cidadania você certamente terá um número de oportunidades de estudo e trabalho muito maior do que só como cidadão brasileiro.

Se esse é seu sonho e você já sabe que possui ascendentes italianos, corra atrás da sua dupla cidadania, não deixe passar essa oportunidade incrível e que pode mudar o rumo da sua vida.

Ahhh, acabei de gravar um bate-papo com o Rafachannel no Canal YouTube dele, olhem lá e depois me falem o que vocês acharam!