Faculdade na Itália: Tudo o que você precisa saber e fazer para acessar

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Estudar numa universidade na Itália parece até um sonho: cursar sua graduação por lá e preencher o currículo com referências e experiências únicas e inesquecíveis. Mas esse sonho pode se tornar realidade!

    Se você já é cidadão italiano, talvez seja essa a hora de tirar o passaporte italiano da gaveta e aproveitar a oportunidade para estudar nas melhores universidades da Itália.

     

    Posso Estudar em Uma Universidade com Cidadania Italiana?

     

    Após reconhecer a cidadania italiana, qualquer brasileiro que tenha interesses acadêmicos pode dar início aos estudos do Ensino Superior em qualquer cidade italiana. Dessa forma, poderá desfrutar das melhores universidades e investir quantias relativamente baixas quando comparadas com as mensalidades cobradas por universidades brasileiras.

    A maioria das universidades na Itália pertence ao sistema público de ensino. Assim, todos os cidadãos italianos, inclusive os portadores de dupla cidadania, tem o direito de participar dos cursos desejados. A concorrência para os cursos considerados de Graduação é baixa, permitindo que grande parte da população usufrua do Ensino Superior italiano.

     

    Cidadania Italiana em 2 anos e sem pisar na Itália? 🇮🇹⏱️

    Evite as filas intermináveis e conquiste sua cidadania italiana pelo processo judicial paterno em apenas 2 anos (ou menos). Clique aqui e descubra como dar o primeiro passo rumo à sua nova vida! 🌟

    Quero minha Cidadania Italiana!

     

    Cidades Com as Melhores Universidades Italianas

     

    Apesar da educação superior ser de alta qualidade em todo o território italiano, algumas das universidades se destacam. Isso porque são sedes de grandes projetos de pesquisa e pela formação de graduandos demasiadamente aplicados.

    As principais cidades que abrigam as cinco melhores universidades italianas são:

    Pisa, com a Scuola Normale Superiore di Pisa e a Scuola Superiore Sant’Anna,

    Bolonha com a Universidade de Bolonha, a primeira Universidade criada no mundo,

    Milão ganha destaque anualmente por seu desempenho nas áreas tecnológicas, especialmente em cursos de Engenharia e Arquitetura e Política Social, curso esse em que estava admitida a aluna Miuccia Prada (atual herdeira da marca Prada), onde conquistou seu PhD. Conheça os outros cursos da Universidade de Milão.

    Trento, cidade onde está situada a Universidade de Trento, sede das grandes start-ups da Itália.

    Faculdade na Itália: Tudo o que você precisa saber e fazer para acessar
    Estudantes da Universidade de Bolonha

     

    Como devo fazer para me matricular em uma universidade italiana?

     

    Para ingressar em uma universidade italiana é preciso compreender a estrutura de seus cursos. Isso porque o modelo de ensino brasileiro possui diferenças fundamentais na organização e na proposta de ensino de suas universidades.

    Primeiramente, antes de dar início aos estudos na Itália, o brasileiro terá de comprovar que cursou um ano completo em alguma universidade brasileira, de modo a equiparar os estudos de ensino médio realizado no Brasil com o Ensino da Itália, que exige a permanência de 5 anos no 2º Grau. Conheça como é o sistema de ensino na Itália, da educação infantil ao ensino superior.

     

    Precisa traduzir documentos? 📚🌐

    Conheça a Yellowing, a plataforma revolucionaria que conta com centenas de tradutores de diferentes idiomas. Solicite online em 1 minuto e receba suas traduções no melhor prazo e preço do mercado.

    Pedir Orçamento!

     

    Formando-se em uma Universidade Italiana

     

    O Ensino Superior italiano consiste em três ciclos de estudo, onde o primeiro, chamado de ‘Laurea Triennale’ consiste em três anos de estudo em determinada área com a aquisição de conhecimentos gerais e a profissionalização do aluno para adentrar o mercado de trabalho. Esse primeiro ciclo pode ser equiparado à graduação brasileira. O segundo ciclo é conhecido como ‘Laurea Magistrale’ e conta com dois anos de estudo aprofundado, exigindo a graduação prévia, assim como o Mestrado no Brasil.

    Por fim, o terceiro ciclo exige aproximadamente cinco anos de estudo e é nomeado ‘Dottorato di Ricerca’, onde o aluno adquire diploma semelhante ao de Pós-Graduação ao final do curso. O terceiro ciclo tende a ser mais concorrido por conter menos vagas, mas as universidades valorizam alunos esforçados e que trazem bons resultados à instituição. Conheça as universidades italianas e seus respectivos cursos.

     

    Documentos para se Matricular em uma Universidade Italiana

     

    Após escolher o curso desejado, é necessário separar documentos como:

    • Diploma de 2º Grau

    • Atestado de Aprovação no Vestibular no Brasil

    • Exame de Proficiência na Língua Italiana

    • Atestado de Frequência de um Ano na Universidade

    Em seguida, o aluno deve entrar em contato com o Consulado Italiano para realizar a matrícula ainda no Brasil (caso não tenha a nacionalidade italiana). O pedido deve ser realizado no mês de Junho, visto que as inscrições tem início em Setembro e o ano letivo na Itália começa em Novembro.

    Faculdade na Itália: Tudo o que você precisa saber e fazer para acessar
    John Cabot University, Roma

    Vestibular na Itália

     

    Enquanto no Brasil é necessário realizar uma prova vestibular para ingressar em uma faculdade, na Itália o cidadão necessita apenas escolher o curso que lhe é de interesse e entrar em contato com a instituição responsável. Ele precisará entender quais sãos os requisitos para cursar a graduação e quais são as documentações necessárias para se inscrever em determinado curso. Na maioria dos casos, as Universidades solicitarão certificados que comprovem a finalização do Segundo Grau no Brasil e enviarão uma série de formulários a serem preenchidos referente ao curso escolhido.

    Não há uma prova de admissão, tampouco um sistema seletivo entre alunos para entrar na Graduação em uma Universidade na Itália. No entanto, nos demais ciclos, por serem mais complexos e trazerem um número de vagas, exigem um processo de seleção através do desempenho do aluno no ciclo anterior, dando preferência àqueles que obtiveram destaque ao longo da Graduação.

     

    Preço e Bolsas de Estudo nas Universidades na Itália

     

    Por oferecer um sistema público de Ensino Superior, são raros os casos de universidades pagas na Itália. Contudo, todos os alunos devem pagar uma anuidade referente ao tipo de curso e às suas condições financeiras. Em geral, os valores variam entre € 1.000 e € 1.500, mas diversas universidades possuem programas de bolsa e subsídio para seus alunos que não possuem condições financeiras.

    E então, o que acha de dar início a uma nova fase da vida e se aventurar com as oportunidades que sua cidadania italiana pode oferecer? Conheça os principais cursos na itália e bons estudos!

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também