Trabalho na Itália: 10 empregos de alta demanda!

Conheça algumas profissões e opções de emprego na Itália com demanda sempre alta, e quanto, em média, pode-se ganhar por mês.

 

Muitos brasileiros que tentam o reconhecimento da sua cidadania italiana sonham em um dia morar – e, mais do que isso, trabalhar – na Itália. Mas como conseguir um emprego no novo país, e que emprego será esse? Em qual área é mais fácil para um imigrante ser empregado? Nesse texto, vou dar algumas dicas de trabalhos bastante rentáveis na Itália e que você poderá gostar de fazer.

 

Antes de mais nada, se você não sabe como funcionam os contratos de trabalho na Itália, é bom aprender. Aliás, escrevi um artigo especial sobre os contratos de trabalho italianos, confira!

 

 

DICA: EXPERIÊNCIA, PESQUISA E DEDICAÇÃO

 

É importante ressaltar que todos nós temos habilidades diferentes, estamos mais preparados para um determinado emprego do que para outro, gostamos mais de uma área de trabalho do que de outra. Isso também deve ser levado em consideração quando se troca de país.

 

É claro que você terá maiores chances de sucesso se tentar conseguir um novo emprego em áreas nas quais já tenha alguma experiência prévia e que sejam adequadas para você. Assim, antes de pisar em solo italiano, vale a pena pesquisar empresas de sua área que estejam com vagas de emprego abertas. É possível fazer isso pela internet, como ensina este texto. O único requisito quase universal que os empregadores pedem (a não ser que sua profissão seja muito específica) é possuir bom domínio da língua italiana. Por isso, caso o italiano ainda não seja seu forte, leia aqui opções boas para aprender gratuitamente o Italiano online.

 

 

Neste texto, darei algumas sugestões de trabalho para quem está chegando na Itália e quer saber que tipo de profissões são mais demandadas e remuneram bem seus trabalhadores. A maior parte delas envolve trabalhos manuais, de demanda alta entre os empregadores, mas com baixa procura por parte dos italianos. São, assim, boas opções para recém-chegados.

 

Além disso, outro critério que levei em conta ao selecionar esses empregos é que, mesmo em momentos de crise, eles tendem a continuar bastante rentáveis.

 

 

EMPREGOS RENTÁVEIS (E COM DEMANDA ALTA) NA ITÁLIA

 

1) PADEIRO

emprego na itália de padeiro

 

Na Itália, um padeiro é chamado de panettiere, e é uma profissão que pode remunerar muito bem quem sabe exercê-la. A desvantagem desse trabalho é que pode exigir, muitas vezes, que você troque o dia pela noite. Mas, se você gosta da madrugada, isso pode valer muito a pena – um profissional qualificado pode chegar a ganhar entre 1.500 e 2.500 euros por mês.

 

Talvez não soe como uma quantidade incrivelmente alta de dinheiro, porém o padeiro é uma profissão que não exige formação teórica nem diplomas, sendo muito procurada por estrangeiros que possuem conhecimento prático de como preparar as deliciosas massas italianas.

 

 

2) ESTETICISTA

 

Trabalhar com maquiagem, cortes de cabelo, penteados e unhas sempre está em alta na Itália. O país é o sétimo do mundo onde mais se gasta dinheiro com produtos de beleza. Por lá, uma estetista, por exemplo, pode trabalhar em salões de beleza ou com casamentos – uma noiva italiana geralmente paga em torno de 500 euros apenas para ficar arrumada para o seu grande dia!

 

 

3) ARTESÃO

 

Na Itália, objetos feitos artesanalmente (como móveis, por exemplo) são bastante valorizados. O trabalho, antigamente, envolvia uma tradição familiar e era passado de pai para filho. Hoje em dia, entretanto, isso é cada vez mais raro, e qualquer um que tiver habilidade para realizar esse tipo de trabalho manual poderá ter bastante sucesso (e lucro) ao trabalhar como um artigiano.

 

Reparos em móveis e objetos de uso pessoal podem render satisfatoriamente por mês, mas a criação de peças novas, originais e de qualidade, é uma porta de entrada para uma vida bem confortável no país.

 

 

4) COSTUREIRO

 

Trabalhar como sarta na Itália é uma ótima opção de emprego. A atividade é bastante requisitada e gera um bom dinheiro todo mês. O emprego consiste, por exemplo, em confeccionar roupas e vestidos sob medida, além de consertar peças usadas. Você pode começar um negócio próprio ou pode procurar trabalho em empresas especializadas também.

 

Conforme as obras do jornalista italiano Roberto Saviano mostraram ao mundo, a indústria da alta moda italiana financia a exploração do trabalho de costureiros, que trabalham dezenas de horas por dia em galpões insalubres e ganham uma miséria. Todavia, felizmente, esta situação extrema é a exceção, e existem centenas de opções de ateliês e casas de costura que pagam um preço justo por este trabalho.

 

 

5) COZINHEIRO

profissao de cozinheiro na italia

 

A Itália é mundialmente reconhecida pela sua gastronomia. Assim, trabalhar como cuoco é uma aquisição excelente para o currículo e para se aprender mais sobre a profissão.

 

No país, não são apenas as pizzas e as massas que fazem sucesso. Há diversos tipos diferentes de restaurantes, para todos os gostos. Os italianos adoram sair para jantar – esta é uma questão cultural das mais arraigadas! –, então o trabalho é garantia de rentabilidade.

 

A Itália também é lar de algumas das maiores empresas de processamento de alimentos do mundo, como a Parmalat, Barilla e Ferrero. Por causa disso, vagas industriais no setor de alimentos sempre costumam aparecer – fique no olho em anúncios nos jornais ou na internet. Para quem já tem experiência neste tipo de trabalho ou está começando agora, são opções bastante interessantes.

 

 

6) TRABALHAR COM ARTIGOS DE COURO

 

Além de ser famosa pela gastronomia, a Itália também é conhecida pela alta qualidade de seus artigos de couro. Florença, cidade do norte da Itália e a maior da região da Toscana, é uma espécie de capital do couro. Lá podemos encontrar sapatos, bolsas, carteiras, luvas e diversos outros itens feitos a partir do material. O trabalho manual de um conciatore di pelli e pellicce pode dar bastante lucro para quem tem habilidade para esse tipo de empreitada manual.

 

Não é à toa que cursos que ensinam, na prática, a lidar com o couro são alguns dos mais procurados por estrangeiros em centros e academias de ensino italianas. Veja neste texto sobre cursos na Itália onde encontrar alguns dos melhores no ramo do couro.

 

 

7) MARCENEIRO

Ser um falegname na Itália pode ser cansativo, mas pode também valer muito a pena. O mercado italiano está demandando profissionais dessa área, então o seu trabalho pode ser recompensado com muitos euros. Ademais, o trabalho sério, honesto e rápido é valorizado ao extremo por lá. Quem possui estas habilidades e é bom no que faz pode ter a certeza de sempre conseguir um trabalho a mais para realizar.

 

 

8) TRABALHAR COM BOLSAS E CALÇADOS

 

Fendi, Prada, Dolce & Gabbana, Gucci. Não é coincidência que algumas das mais famosas marcas de bolsas e calçados do mundo são italianas.

 

A profissão de trabalhar com fabricação de bolsas tem nome específico na Itália: valigiaio. Não é uma exclusividade das mulheres italianas gostar de bolsas, mas o país tem uma atenção especial para esses itens. Da mesma forma, o mercado dos sapatos nunca está em retração na Itália. Trabalhar nestas áreas será, sem dúvida, uma boa ideia.

 

 

9) ENCANADOR

 

Assim como marceneiros, idraulicos na Itália são profissionais que têm muita demanda do mercado. Há relatos de quem mora na Itália de que, se você precisa de um encanador, irá demorar alguns dias para conseguir um – de tanto trabalho que eles têm e tão poucos profissionais de qualidade no mercado. Incluímos essa profissão na lista, pois, além dessa alta demanda, o preço dos trabalhos também lhe trará lucro ao final do mês.

 

 

10) MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS

 

emprego na itália mecanico de carros

 

Se você tem conhecimentos e habilidades para ser um meccanico, então essa pode ser uma boa profissão na Itália. O país é sede de algumas das maiores empresas do ramo, como Fiat, Alfa Romeo, Ferrari e Lamborghini. Italianos amam carros, e por isso sempre estão atrás de uma oficina a fim de aprimorar ainda mais o seu possante.

 

A dica é, além de trabalhar com carros, trabalhar também com motos, bastante utilizadas na Itália e um eterno sucesso de vendas entre os mais jovens. O trabalho, que pode não ser dos mais “leves”, com certeza irá gerar euros suficientes para que você consiga ter uma boa vida na Europa.

 

 

Obter um emprego na Itália pode ser uma oportunidade que surgiu em sua vida através de contatos de amigos ou indicações no emprego, ou então seu sonho de morar na Europa falou mais alto e agora você precisará buscar em emprego por lá. Seja qual for a situação, saiba que, com determinação, educação, habilidades e força de vontade, é possível superar quaisquer obstáculos de língua e cultura e subir na vida trabalhando na Itália. O mercado italiano oferece as mais diversas áreas para um trabalhador dedicado florescer.

Opções, como vimos acima, é que não faltam!

 

p.s escrevi um outro artigo no Blog Euro Dicas sobre como trabalhar na Itália. Vê ai se tiver mais informações que poderiam te ajudar mais! 😉

 

  • william valle

    Eu, esposa e dois filhos, todos com cidadania italiana, estamos nos preparando para mudarmos para a Italia. Meus filhos querem estudar lá.
    Vamos precisar de trabalho. Quem souber de algo e puder nos ajudar agradecemos

  • Yuri Pedro

    Dario, trabalho com TI (sou programador a dois anos) e meu grande sonho é morar na Itália, de preferência em Turim. Será que na minha área, as coisas estão muito ruins ?

    • Estão ruins não! Sobretudo na area de starups tecnológicas (melhor focar na área de Trento, Milano e Roma), mas pesquise bastante sobre isso antes de vir 🙂

      • Yuri Pedro

        Muito obrigado. Estou esperando acabar toda a burocracia de naturalização para pesquisar com mais afinco a mudança.

  • Sabrina

    Dário minha dúvida sobre trabalho aí na Itália. Bem eu já tenho uma pessoa que trabalha na Itália ela tem salão beleza a mesma me convidou para trabalho na Itália com unhas maquiagem é depilação como está o mercado para essa área vc saberia?

    • Dario Musumeci

      Oi Sabrina,

      infelizmente não sou a pessoa mais capaz em opinar sobre isso 🙂

  • Anderson Prando

    OI estou mexendo também com esta parte de naturalidade quando estiver tudo certo estarei indo para la.
    E queria saber Serviço de Porteiro existe na Itália.
    Todos este cargos que você sitou é sempre exigido experiência.?

    • Dario Musumeci

      Oi Anderson,

      o trabalho de porteiro na Itália quase não existe, o 99% dos prédios aqui não tem um serviço desse.

  • Anderson Prando

    outra pergunta se à pessoa tiver nome restrito teria problema? para conseguir serviço la?

  • Pedro Lavorenti

    Dario, boa noite. Tudo bem?
    Tenho uma dúvida: já tenho a cidadania italiana, falo um pouco de italiano (mas não fluente) e tenho formação e experiência no mercado financeiro (fusões e aquisições, venture capital, fundos de private equity). Nunca vejo muitas vagas neste segmento, mas tenho muito interesse em me mudar para a Itália.
    O que você recomendaria? Me mudar para lá para só depois procurar emprego? Pois já ouvi algumas respostas como “seria menos trabalhoso contratarmos alguém que já mora aqui, devido aos costumes, diferenças culturais etc.”.
    Eu realmente gostaria de encontrar algo lá, mas estou tendo muita dificuldade nessa transição…..

    obrigado!

    • Dario Musumeci

      O que eu aconselharia seria sim se mudar para aqui, melhorar o seu italiano e tentar.
      Um segundo conselho é com certeza aquele de se mudar para Milão se quiser trabalhar nessa área.

  • Emerson LM Chaveiro

    E como e a area de chaveiros e eletricistas na italia

  • Sergio Rossi

    Caro Dario, tenho uma empresa de automação e uma de manutenção industrial e gostaria de morar na Italia com minha esposa. Deixaria as empresas com meus filhos e iria morar na Italia. Meus avós são imigrantes italianos mas ainda não tenho cidadania. Seria muito complicado essa possibilidade?

    • Olá Sergio,
      Se quiser, nos mande um e-mail com as informações que já tem sobre a sua família. Assim podemos analisar a possibilidade de você solicitar o reconhecimento da cidadania italiana, o que certamente facilitará seu plano de mudança para a Itália.
      contato@pesquisaitaliana.com.br

  • Silvana Conte

    Olá , tenho uma amiga que não tem cidadania e nem pode ter. Porém é excelente fisioterapeuta com graduação e pos , além de mais de 20 anos em um dos maiores clubes
    fo Brasil como coordenadora. Ela pode ter seu diploma reconhecido para trabalhar lá ? Como deveria fazer para poder trabalhar na italia ? Obrigada

  • Diego Zanatta

    Ola sou marceneiro tenho um atelie em santa catarina sempre quis conhecer a italia por ser desendente. Sera que a posibilidade de fazer intercambio nessa area?

  • Sabryna Lamônica

    Ciao, Dario!
    Sou Criminóloga , seria difícil conseguir um trabalho na área de segurança?
    Falo 4 idiomas e dou aula particular. Qual o caminho mais fácil para a área de trabalho? Educação ou Segurança?
    Estou no meio do processo de cidadania.

  • luciana iris

    Olá, muito boa tarde.
    Meu nome é Luciana, tenho 23 anos, não sou formada (pois ainda não sei qual área me identifico mais), e pretendo me mudar para a Itália no ano que vem.
    Você sabe me dizer, por gentileza como está para arrumar emprego em Roma? Tanto em bar, hotel, sorveteria, cozinha, limpeza, qualquer coisa… não tenho frescura e medo de trabalho pesado. Gostaria muito de saber sua opinião.

    Desde já agradeço por guardar um tempo para ler meu comentário.

    • Olá Luciana,
      olha, eu mesmo trabalhei com eventos, bar e hotéis em Roma.
      Em geral acho que tem bastante demanda, pelo menos eu conseguia trabalhar bastante e ganhar entre 1500/2000 por mês.
      Algumas dicas:
      – tenha um bom nível de italiano e inglês, pois em Roma precisam dos dois (sobretudo se quiser trabalhar com hotéis ou algo turístico).
      – baixe o aplicativo “indeed” e comece a procurar, mesmo estando no Brasil, vagas e oportunidades.

      p.s estamos prestes a lançar um curso que acho que poderá te interessar bastante 🙂 Fique por dentro dos nossos emails 🙂

      Dario

      • Luke Salla

        Pra quem deseja fazer uma faculdade de turismo aqui no Brasil e decidir ir pra Itália então seria bom ter tanto o italiano como inglês, certo?
        Turismo seria uma boa escolha?

        • Dario Musumeci

          Quando se fala em Itália, turismo é com certeza uma boa escolha.

          Como o turismo por aqui está sempre mais “internacional”, acho mais que necessário ter um bom nível de inglês e um ótimo italiano 🙂

  • Mathias

    Olá! Gostaria de saber se o texto efetivamente é seu e qual a fonte das informações, por exemplo, de que um padeiro ganha até entre 2500 e 3000 euros. Já li este artigo em outros blogs sobre cidadania e trabalho na Itália. Pelo site de empregos da União Europeia (https://ec.europa.eu/eures/eures-searchengine/page/main?lang=pt#/simpleSearch) não encontrei nenhuma vaga de padeiro na Itália, mas encontrei em diversos outros países. Em França e Alemanha, onde há imensa demanda por estes profissionais e onde melhor se remunera, são cerca de 2300 vagas numa busca geral e simples, o salário chegou a 2.200 – 2.300 euros. Logo, pela sua informação, a Itália seria o país da Europa com maiores salários de padeiro, impulsionados por uma alta demanda, correto? Porém, é curioso (e contraditório) que haja absolutamente 0 (zero) vagas divulgadas, não é? Poderia, gentilmente, confirmar estas informações ou indicar as fontes fidedignas de pesquisa utilizadas para o texto? É que como decisões de mudar de país são muito sérias e devem ser bem avaliadas, as informações prestadas pelos blogs deveriam ser as mais seguras possíveis, pois é nelas que nos baseamos e com a indicação das fontes fica mais seguro e fácil de checa-las. Agradeço desde já pela ajuda e atenção que puder dispensar. Abs,

  • Vinicius Ziviani

    Bom dia! Tenho uma fabrica de tiaras (adornos de cabeça para noivas). Desenvolvidos e feitos manualmente na própria fabrica. No caso, eu exportaria do Brasil para revende-las na Italia. Voce sabe me dizer se tem mercado pra isso na Italia?
    Obrigado!

    • Oi Vinicius, é um nicho tão especifico que não consigo te dar uma resposta. Já tentou procurar algo parecido no amazon.it? (pelo menos para ver se tem procura disso).