Salame de gato?! 5 comidas italianas deliciosas – e com nomes que podem enganar!

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Já imaginou saborear ‘salame de gato’? E pedir, no restaurante, as ‘bolas do vovô’? Muitas comidas italianas possuem nomes pra lá de curiosos. Conheça 5 deles aqui.

     

    Ciao, come stai?

     

    Se há uma coisa que todo mundo lembra quando pensa na Itália é comida, não é mesmo? Pergunte a qualquer brasileiro: o que vem na sua cabeça quando eu falo em ‘Itália’? A resposta vai variar de Terra Nostra ao Inter de Milão, de Per Amore ao Super Mario, mas sempre – sempre! – incluirá ‘pizza’, ‘espaguete’, ‘lasanha’ e as demais delícias da culinária da nonna!

     

    A Itália é sinônimo de boa comida em todo o mundo. Os produtos culinários produzidos por aqui são exportados aos quatro cantos do planeta, sendo reconhecidos pela qualidade acima da média e pelo sabor excepcional. Quem já provou um molho de tomates ‘original’ da Itália sabe bem do que estou falando!

     

    Apesar de bem conhecida mundo afora – e em especial no Brasil, onde as ondas de imigração italiana nos séculos XIX e XX contribuíram para gerações de descendentes ligadíssimos na cultura da Itália! -, a culinária daqui possui alguns itens muito curiosos. Todo mundo conhece um espagueti (spaghetti, no original), mas você comeria um ‘estrangulador de padres‘? E que tal lamber os beiços (adoro esta expressão!) com um saboroso ‘salame de gato‘? Ou cortar ‘bolas de mula‘ em fatias bem fininhas e fazer um sanduíche?

     

    ou, ainda melhor!, ir ao restaurante e pedir as ‘bolas do vovô‘ como entrada?! Dio non voglia!!!

     

    Mas calma! Antes de torcer o nariz, e achar que este é um post sobre as comidas mais nojentas da Itália, fique tranquilo. Vou apresentar a vocês ‘a verdade’ sobre alguns pratos absolutamente deliciosos e típicos da Itália, mas que possuem nomes tão estranhos que podem nos enganar! Então vamos à lista e prepare seu caderninho de anotações para a próxima ida ao supermercado!

     

    Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

    Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

    Quero cotar agora.

     

    NOMES ESDRÚXULOS…COMIDAS MARAVILHOSAS!

    SEGREDOS DA CULINÁRIA DA ITÁLIA

     

     

    COMIDAS ITALIANAS: MACARRÃO MATA-PADRE?

    comidas-italianas-strozzapreti

     

    O primeiro item da nossa lista é uma massa polêmica! A ‘strozzapreti‘ pode ser traduzida ao pé da letra como ‘estranguladora de padres‘! Mas o que torna esse macarrão tão mortal?

     

    A strozzapreti lembra um biscoitinho, e é tão deliciosa que – reza a lenda – os padres comiam com tanta voracidade que um deles acabou se engasgando com a massa e bateu as botas – daí o nome terrível! Outras histórias, porém, afirmam que esse nome vem do formato, que lembra o colarinho que os padres usam junto com a batina.

     

    Polêmicas à parte, esse macarrão tem um formato bonitinho e é uma delícia com molho pesto ou de tomates. Reze antes de comer e devore com gosto o ‘estrangulador’!

     

     

    COMIDAS ITALIANAS: O MOLHO DA PROSTITUTA

    comidas-italianas-spaghetti-alla-puttanesca

     

    Muitos brasileiros, quando vão a restaurantes italianos, morrem de rir com pratos como o ‘spaghetti alla puttanesca‘ – porque, afinal de contas, há uma palavrinha aí que lembra muito uma outra em português…

     

    …e a tradução é esta mesma que vocês estão pensando! O molho ‘alla putanesca’ é o molho ‘à moda da prostituta’! Trata-se de um molho de tomates saborosíssimo e bastante conhecido no Brasil. Tradicionalmente, leva azeitonas, salsinha, anchovas, alcaparras e bastante azeite.

     

    O que um molho de tomate tem a ver com as prostitutas, você me pergunta? Ótima indagação. Ninguém sabe ao certo, mas as ‘teorias’ mais populares dizem que o vermelho-forte dos tomates lembra a roupa que as meretrizes usavam na época em que o molho foi batizado. Outra história – bem mais interessante! – é que os bordéis cozinhavam pasta com este molho (que é muito cheiroso!) à noite para atrair a clientela. Bem, como veremos mais para frente, já faz parte da cultura italiana conquistar clientes pela barriga!

     

     

    ITALIANO É DA ITÁLIA – RECUSE IMITAÇÕES!

     

    A comida da Itália é tão famosa que muitos países ‘fingem’ vender produtos italianos, ou então dão nome ‘italianados’ para itens produzidos bem longe da Itália, tudo para aumentar as vendas.

     

    O problema das fraudes é cada vez maior na Europa. Há muitos casos em que meras imitações de comidas ou bebidas são vendidas como itens ‘originais da Itália’, causando enorme prejuízo para os consumidores. O caso mais famoso foi a fraude dos azeites de oliva italianos de 2011, que teve repercussões até mesmo no Brasil.

     

    Mas agora você já pode saber se um produto foi feito na Itália mesmo ou se é uma versão chinfrim. A ONG Reliabitaly lançou mês passado um app que lê o código de barras de um produto e avisa se ele é feito, mesmo, na Itália. Além disso, informa diversos dados sobre o item, como região produtora, métodos de fabricação, fotos e vídeos. O app está disponível, por enquanto, apenas na Europa, para iOS e Android.

     

     

     

    COMIDAS ITALIANAS: SALAME DE GATO

    comidas-italianas-Salame-di-Felino

     

    No Brasil, é comum chamar de ‘espetinho de gato’ aquele churrasquinho meio suspeito vendido nas esquinas, mesmo a gente sabendo que não se trata, realmente, de um gatinho assado!

     

    Mas aqui na Itália há os maravilhosos ‘Salame di Felino’, que literalmente significam ‘salame de gato‘.

     

    Esse salame especial possui uma textura maravilhosa, um aroma penetrante e um sabor inigualável. Tudo graças aos pobres gatinhos que…brincadeira! ‘Felino’, além de ser ‘gato’ em italiano, também é o nome de uma charmosa cidade ao norte da Itália, na região de Emilia-Romagna. Lá são produzidos alguns dos melhores e mais famosos salames em todo o país. Para provar que um salame é ‘original’ da cidade de Felino, o embutido recebe esse nome curioso.

    Mas só para confirmar: nada de gato na composição! Os salames de Felino são 100% carne de porco!

     

     

    COMIDAS ITALIANAS: COMENDO AS BOLAS DO VOVÔ

    comidas-italianas-palle-di-nonno

     

    Ê, mau gosto! Falando em salame, uma iguaria da região da Úmbria é o ‘palle del nonno‘ – literalmente, as ‘bolas do vovô‘.

     

    Nenhum senhorzinho é maltratado para a produção deste salame. Ele é feito 100% de carne suína, e recebe o curioso nome por causa de sua textura que, bem… lembra certas partes anatômicas sexagenárias! É uma brincadeira curiosa para um quitute pra lá de gostoso. E então, você experimentaria?

     

     

    COMIDAS ITALIANAS: BOLAS DE MULA

    comidas-italianas

     

    Ah, até parece que italiano é fissurado nesta história de ‘bolas’! Mas este item aqui é interessante e vale a pena ser explicado.

     

    Veja a imagem acima. O que ela te lembra? Você compraria sem saber o que é? E se, logo abaixo, estivesse escrito ‘coglioni di mulo‘, ou ‘colhões de mula‘??

     

    Eis mais um nome bizarro para um bom salame italiano (de novo, feito inteiramente de porco!). Não se assuste e coma com gosto: apesar do formato e da textura, trata-se de um inofensivo salaminho para animar seus antipasti!

     

     

    AQUI TUDO ACABA EM PIZZA

     

    Ah, como italiano adora pizza…

     

    Sabia que, numa pesquisa recente feita por neurocientistas, os conceitos de ‘pizza’ e ‘felicidade’ estavam tão interligados na cabeça das pessoas que simplesmente desenhar um pedaço de pizza já as deixava mais contentes?

     

    Então imagine a total felicidade de motoristas presos por horas em um mega-engarrafamento e que receberam, de graça, fatias de pizza margherita saída do forno! Quentinhas, cheirosas e entregues no carro…

     

    A boa ação aconteceu mês passado na cidade de Gênova, no norte da Itália. Um grande incêndio bloqueou ruas importantes da cidade durante horas, causando congestionamentos assustadores. Um dono de pizzaria da região, chamado Simone Di Maria, pensou: ‘Não podemos deixar as pessoas de barriga vazia na hora do jantar!’. Assim, como um bom italiano, fez centenas de pizzas margherita e saiu distribuindo por entre os carros!

     

    pizza-margherita

     

    A boa ação foi notada pela população da cidade, que agradeceu publicamente ao pizzaiolo, curtiu mais de 1500 vezes sua página no Facebook e até pediu ao prefeito que reconhecesse este incrível ato de generosidade! “Uma margherita é um gesto pequeno, mas que pode consertar qualquer dia ruim”, disse o sr. Di Maria. Quem discorda?

     

    Se a ideia era deixar o povo feliz, então o senhor Di Maria encontrou o caminho certo para a felicidade!

     

     

     

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também