Encontre Sua Origem Italiana

Você já se questionou sobre a origem de sua família na Itália e a importância do seu sobrenome? Em diversas ocasiões, o sobrenome pode parecer apenas um título carregado ao longo dos anos para delimitar determinada família, mas a verdade é que em poucas letras o seu sobrenome deixa claro sua origem e qual a história de sua família até os dias de hoje.

Incrível, não?

 

Origem dos Sobrenomes

 

Durante muito tempo os indivíduos carregavam apenas o primeiro nome e, como viviam em pequenas vilas, não havia conflito de informação quando à determinado Carlo ou a Anna que morava naquela região, afinal, todos se conheciam. Contudo, com o passar do tempo e com a chegada da Idade Média (500 d.C. – 1.500 d.C.), as vilas foram ganhando maiores proporções e a necessidade de especificar quem era Carlo e de qual Anna estavam falando se tornou cada vez maior.

Com isso, ao começar pela nobreza, cada indivíduo começou a receber um segundo nome que o situava em relação a sociedade e em algumas décadas todos possuíam nomes e sobrenomes.

Na Itália, por exemplo, Carlo trazia consigo um sobrenome que apontava de qual região da Itália sua família vinha, o nome de seu pai ou até mesmo a profissão pela qual seus parentes eram conhecidos, assim ele poderia ser facilmente identificado pelas pessoas que o conheciam, e aqueles que desconheciam Carlo passavam a conhece-lo de forma mais objetiva apenas por seu sobrenome italiano.

 

Curiosidades Sobre a Origem dos Sobrenomes Italianos

 

Na Itália, entre os fatores selecionados para delegar o sobrenome a cada indivíduo, alguns casos ficaram para a história. Um grande sinal das famílias matriarcais na Itália, por exemplo, pode ser detectado através dos sobrenomes italianos como Di Grazia, De Rosa e Donnabella, onde o sobrenome é elaborado com referências nas líderes de cada família italiana.

No entanto, se você já ouviu falar sobre Ítalo Calvino, um dos maiores escritores da Itália, certamente não considerou que seu sobrenome foi considerado como algo jocoso durante muito tempo, não é mesmo? Entre os métodos de escolha para determinar o sobrenome, era muito comum que características físicas fossem apontadas, principalmente quando relacionadas aos grandes defeitos. Para saber mais sobre sua origem italiana, aprenda como pesquisar sobrenomes italianos.

 

Origem na Itália: Avós, Bisavós e Tataravós Italianos

 

Você já sabe a origem de seu sobrenome e em qual região ele é mais popular na Itália? Se está curioso para conhecer a origem de seu sobrenome italiano e onde encontrar seus parentes na Itália, você pode começar buscando o nome do seu avô, avó, bisavô, bisavó, tataravô ou tataravó italiano buscando o navio onde chegaram seus antepassados italiano. Em seguida, acesse o site Cognomix para comparar quantas pessoas com o mesmo sobrenome que você, vivem atualmente na cidade italiana de origem de sua família.

O site também possibilita que você observe as regiões com maiores aglomerados de um mesmo sobrenome na Itália, facilitando ainda mais o conhecimento histórico de seu sobrenome.

 

sobrenomes-italianos-por-regiao

 

Sua Origem na Itália: Encontre Sua Ascendência Italiana

 

Partindo do seu sobrenome é possível traçar sua origem italiana e traçar os caminhos feitos por cada um de seus parentes: avô e avós italianos, bisavós italianos e até seus tataravós italianos, tanto ao chegar no Brasil quanto relacionado à vida na Itália. Conhecer a história de nossa família é fundamental para que entender as raízes de sua origem.

Para conhecer mais a fundo a origem de sua família e até mesmo dos parentes que já faleceram você precisa montar sua árvore genealógica. E caso você tenha parentes com ascendência italiana é possível que você tenha direito ao reconhecimento cidadania italiana.