Quais são as melhores festas italianas do Brasil?

 

Como já dissemos aqui, no texto sobre Imigração Italiana, sabemos que ainda existem muitas colônias italianas espalhadas pelo Brasil que preservam e celebram essas tradições. A maioria delas está situada no sul do país e no Estado de São Paulo e é por isso que a grande maioria das festas italianas no Brasil são realizadas nessas regiões.

 

Festas Italianas no Brasil trazem a Itália para perto de seus descendentes, e é possível experimentar pratos típicos de diversas regiões da Itália, ouvir a tradicional Tarantela e muito mais. Elas se tornaram um grande ponto de encontro da comunidade italiana no Brasil.

As festas são muitas e atraem sempre uma multidão de pessoas, acontecem durante o ano todo e por isso, vamos falar aqui das festas mais comentadas e procuradas por turistas e por descendentes de italianos.

Para facilitar um pouco vamos relacionar as Festas Italianas no Brasil pelos meses em que são realizadas.

 

FESTAS ITALIANAS NO BRASIL

 

Festa Nacional da Uva – Caxias do Sul

 

Festas italianas no Brasil

 

A Festa da Uva de Caxias do Sul acontece a cada dois anos, no mês de fevereiro.

A cidade fica na serra gaúcha e tem um clima e uma arquitetura que relembram a Itália. A Festa da Uva é uma das tradições que a cidade faz questão de manter, e que vem da época da chegada dos primeiros imigrantes italianos na região serrana.

A Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul é muito popular na região e aos poucos ganhou fama pelo Brasil todo, por isso atrai muitos turistas durante o período em que acontece.

A principal atração é o vinho produzido pelas vinícolas da região, que cada vez mais está caindo no gosto nacional pela excelente qualidade e também pelo bom preço.

A festa tem entrada gratuita e conta com atrações musicais típicas, gastronomia, cultura e a eleição da Rainha e das princesas da Festa da Uva entre as moças da região.

Assista aqui o vídeo institucional da Festa da Uva 2016.

 

Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte

 

Festas italianas no Brasil

 

A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte é realizada todos os anos no mês de maio no bairro da Savassi, sempre num domingo, pela ACIBRA – MG (Associação de Cultura Ítalo Brasileira de Minas Gerais) com o apoio do consulado italiano e outras empresas ligadas à Itália.

A festa hoje está tão grande que é preciso fechar uma das principais avenidas da cidade para comportar tanta gente.

A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte já está em sua décima edição e é sempre uma grande confraternização entre italianos, descentes e brasileiros. A festa já se tornou uma tradição em BH, e reúne mais de 30.000 pessoas para comemorar a cultura Italiana. Na programação tem dança típica, gastronomia e música brasileira e italiana, que agradam gente de todas as idades.

As barracas de comidas são as mais procuradas, e restaurantes italianos tradicionais em BH sempre marcam presença no evento.

A festa reune tradição e modernidade e é um grande ponto de encontro da comunidade italiana de Belo Horizonte.

 

Festa de São Vito – São Paulo

 

Festa_de_São_Vito

 

A Festa de São Vito acontece há mais de 90 anos, no mês de junho, no bairro do Brás em São Paulo, e começou como um evento para arrecadar fundos para a creche de São Vito e a tradição se mantém até os dias de hoje.

A festa é parada obrigatória para quem está em busca de uma ótima comida italiana, e nela você vai poder apreciar os deliciosos pratos típicos, servidos pelas mamas italianas do bairro. A variedade é grande e o preço sempre justo.

A festa de São Vito cresceu tanto que acontece agora em dois locais, ambos na Rua Polignano a Mare: a quermesse, que tem entrada gratuita e conta com 28 barraquinhas de quitutes italianos, e em uma cantina na mesma rua, onde é cobrado um couvert artístico e são servidos os menus italianos completos.

A festa acontece todos os finais de semana de junho, das 18h às 0h.

 

Festitália – Blumenau

 

Festitalia_Blumenau

 

A Festitália de Blumenau é promovida pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau, no mês de julho, e celebra a tradição, a gastronomia, os vinhos e a alegria do povo italiano.

A Festitália surgiu em 1994, com o intuito dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau de resgatar e reavivar a cultura italiana e o amor pela Itália.

Desde a primeira edição a Festitália acontece na Vila Germânica (antiga PROEB), sempre com a participação de conjuntos regionais. A partir da terceira edição a Festitália se consolidou como uma festa da família e dos amigos, um grande encontro dos descendentes italianos.

Com o resgate da cultura e dos costumes do povo italiano promovidos pela Festitália, novos grupos artísticos surgiram na região, como Lamar Italian Show, Giro in Itália, Vecchio Scarpone, Deco e Mônica, e também grupos folclóricos foram formados para manter sempre viva a tradição italiana.

Nos moldes atuais, a Festitália é um festival gastronômico e cultural onde é possível comer os melhores pratos típicos da Itália, apreciar vinhos de excelente qualidade, sempre acompanhados de boa música.

 

Festa Italiana de São Caetano do Sul

 

Festa italiana de São Caetano do Sul

 

Festa Italiana é o evento mais tradicional de São Caetano do Sul, já está em seu 22º ano. A festa é regada a comidas e bebidas típicas de diferentes regiões da Itália.

Cada uma das 24 regiões da Itália tem sua representação na maior festividade gastronômica e temática do ABC Paulista, sempre realizada no mês de julho.

A cada ano, a festa recebe cerca de 100 mil visitantes que movimentam o comércio e o turismo da cidade e mostram a todos a cultura, a gastronomia e os encantos da Itália.

A Comissão de Festejos da cidade é responsável por organizar as ações ligadas a Festa Italiana.

 

Incanto Trentino – Nova Trento

 

incanto_trentino_candidatas ok

 

A Festa Incanto Trentino iniciou-se em outubro de 1988 m Nova Trento, Santa Catarina. Hoje, a festa é realizada no mês de agosto e celebra as tradições e costumes do povo neotrentino. Idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento.

Segundo o presidente do Circolo “Incanto Trentino” foi inspirado em uma canção composta pelo ítalo-brasileiro, Ugo Gorgazzini, que homenageou as belezas do Trentino Alto Ádige, região de onde saíram os primeiros imigrantes, em 1875. Durante muitos anos, um coral infantil de Nova Trento entoava a canção, que possuía uma estrofe até hoje relembrada: “Fiori, montagne e vino: l’incanto son del Trentin” (Flores, montanhas e vinho: são os encantos do Trentino).

A festa Incanto Trentino está em sua 25a edição e atrai para Nova Trento milhares de turistas todos os anos, que vem prestigiar a festa e se esbaldar com a gastronomia e com os bons vinhos italianos da região.

 

Festa Nossa Senhora AcherupitaSão Paulo

 

Festas italianas no Brasil

 

A Festa de Nossa Senhora Acherupita é uma das festas italianas no Brasil mais procuradas. Ela acontece no tradicional bairro do Bixiga, na região central de São Paulo, em todos os finais de semana do mês de agosto.

A festa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, toda a renda da festa é revertida para as obras sociais da paróquia e acontece há mais de 80 anos.

Pessoas vem de várias partes do Brasil para conhecer a festa e experimentar os deliciosos quitutes italianos, servidos pelas mais de 30 barraquinhas espalhadas entre as ruas 13 de Maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto.

 

Festa de San Gennaro – São Paulo

 

festa_de_san_genaro

 

A Festa de San Gennaro encerra o calendário das festas italianas no Brasil. Ela acontece no mês de setembro, no bairro da Moóca, famoso reduto da colônia italiana, e que tem San Gennaro como padroeiro.

Como todas as outras festas, essa também é realizada a céu aberto, com entrada gratuita e com muitas barracas servindo os tradicionais pratos típicos italianos. Nos moldes da Festa de Nossa Senhora Acherupita, também existe a possibilidade de um jantar italiano completo em um galpão onde a entrada é cobrada.

Aos sábados, a Festa de San Gennaro começa às 18h e vai até às 0h, aos domingos, a festa começa às 19h e termina às 23h. Toda a renda arrecadada durante o evento é revertida para a Paróquia San Gennaro e suas obras assistenciais.

Depois dessas dicas, escolha em qual das Festas Italianas no Brasil vai começar seu roteiro e prepare-se para conhecer um pouco mais sobre as tradições italianas, sobre as maravilhas gastronômicas da cozinha italiana e, é claro, sobre o vinho, bebida muito tradicional na Itália!

 

Você não vai ficar de fora dessa festa, não é mesmo?