Dialetos na Itália: certeza que na Itália só se fala Italiano?

Acredite ou não, as pessoas na imagem aqui de cima estão falando a mesma palavra.

Todos eles estão dizendo “figlio” (filho), mas em dialetos diferentes.

A língua italiana é conhecida mundialmente por suas peculiaridades e por seu tom imponente e facilmente notável.

Seja imitando filmes, séries ou até entre amigos, você certamente já estufou o peito e tentou dizer alguma coisa em italiano enquanto gesticulava com as mãos, né? Eu sei, eu sei.. mas o que poucas pessoas realmente sabem é que a língua italiana vai muito além! A Itália é um dos países mais ricos em dialetos, possuindo mais de 11.000 variantes do Italiano formal.

 

Como Surgiram os Dialetos na Itália

 

Para falar do surgimento das línguas, preciso fazer uma rápida abordagem histórica da formação da Itália. Nossa querida bota surgiu da união de diferentes reinos e ducados (lembram do texto que escrevi sobre a unificação da Itália?), unindo diversos povoados que se comunicavam com línguas diferentes, mas que traziam uma mesma origem, o Latim.

A partir da Unificação da Itália, em 1861, o dialeto fiorentino – utilizado por Dante Alighieri e adotado na região da Toscana – foi eleito como idioma principal. Surge, então, a língua italiana, que passou a ser ensinada nas escolas e adotada na redação de documentos.

É claro que a substituição não foi assimilada de maneira imediata: cada povoado manteve seu idioma e foi gradualmente se adaptando para tornar a comunicação entre regiões algo viável e prático.

Passaram-se os anos, e a difusão de tal dileto não foi o suficiente para apagar ou substituir completamente os dialetos de cada região. Ainda hoje é possível observar claramente os dialetos da Itália e encontrar falantes de diferentes regiões que falam o mesmo idioma, mas que não conseguem se comunicar devido às diferenças de cada um dos dialetos.

Aliás, aqui tem um meu video também explicando “Que linguá se fala na Itália? que gravei no celular voltando para casa. Nele eu conto uma pequena historinha para entender melhor o conceito 🙂

 

video Dario que lingua se fala na italia Facebook

Aqui um vídeo onde explico “Que língua se fala na Itália”

 

Atualmente a Itália conta com mais de 11.000 dialetos e cerca de 60% da população se comunica através dos dialetos e do italiano tradicional, no entanto, uma pequena parcela de 5% da população se comunicam única e exclusivamente por dialetos, não tendo se adequado ao dialeto toscano colocado em voga durante a Unificação.

Sendo assim, é válido dizer que os dialetos continuaram sendo utilizados como uma forma de autoafirmação de povos que foram unidos em um mesmo território, mas que não compartilhavam plenamente de uma mesma língua. Cada povo trouxe a variante formada entre o latim e as línguas estrangeiras com as quais tiveram contato, motivo pelo qual não é estranho encontrar dialetos italianos que tragam grandes referências do francês ou do alemão. O contato cultural ficou marcado através da língua e é mantido até os dias atuais devido à tradição das regiões italianas.

 

dialetos italianos - Dialetos na Itália: certeza que na Itália só se fala Italiano?

Descubra Qual Dialeto da Itália é Falado na Região de Seus Ancestrais

Para descobrir qual o dialeto falado na região onde a sua família italiana morava (ou ainda mora), é preciso primeiro saber as origens de sua árvore genealógica. Atualmente é possível encontrar sua origem através do site Family Search, mas caso você não tenha as informações necessárias, recomenda-se que você faça o caminho mais lento (e de certa forma mais prazeroso) buscando documentos de familiares e analisando os registros históricos de sua família.

Aprenda os 05 Primeiros Passos Para Encontrar Suas Origens

Após descobrir a região a qual pertence sua família, é hora de ir ao mapa e comparar os dialetos com a região. A maioria dos mapas traz uma versão generalizada devido à grande quantidade de dialetos presentes, podendo inclusive haver dois dialetos distintos em uma mesma cidade, mas essa visão ampla já permite uma identificação do tipo de dialeto que é falado e sobre qual vertente o mesmo se estrutura.

Dialetos da Itália Hoje em Dia

 

Atualmente os dialetos na Itália são divididos em quatros grupos principais: Setentrional, Central, Meridional e Sardo. No grupo dos dialetos setentrionais, estão localizados o piemontese, lombardo, lígure, firulano e o famoso veneto, que tanto é comum na variável do “Talian” brasileiro. Já no grupo central é possível encontrar o dialeto toscano, tido como oficial da Itália, o corso e umbrico. Os dialetos griko e ausoni são falados na região meridional da Itália, enquanto o grupo denominado sardo abriga dialetos de influência bárbara que ainda assim são mais próximos do latim clássico que os demais dialetos.

Como curiosidade, vale citar que os dialetos possuem grandes distinções de viés fonético, e em casos como o Veneto, é possível encontrar uma substituição do sonoro C pronunciado na língua italiana pelo S menos sonoro e mais sibilante, essa vertente muito se aproxima do português brasileiro e para aqueles que ouvem de longe sem muita atenção pode não parecer a língua italiana.

 

conheça os dialetos da italia - Dialetos na Itália: certeza que na Itália só se fala Italiano?

Mapa da Itália Com os Dialetos de Cada Região

A Importância da TV Para a Língua Italiana

 

No entanto, ao contrário do esperado, não foi através de escolas e cursos que o italiano conheceu sua língua padrão, mas sim através dos programas de TV. A televisão foi um dos meios mais práticos de difundir a língua italiana, e através de programas comuns que o cidadão pode ter um contato mais próximo com a língua que difere de seu dialeto, e assim aprender informalmente qual a língua oficial de seu país.

A propagação do italiano formal através da TV foi uma forma prática e eficiente de fazer com que a língua chegasse a todas as camadas da sociedade e também fosse exportada com determinado padrão. Embora alguns programas locais ainda sejam divulgados com seus dialetos, a presença da língua italiana no dia a dia faz toda a diferença como forma de educar e conscientizar acerca das diferenças.

Quer Aprender o Dialeto da Itália Antes de Viajar?

 

Está com as malas prontas, o passaporte italiano nas mãos, mas quer aproveitar a Itália falando o dialeto da região? Fique tranquilo, hoje em dia é possível encontrar cursos e apostilas, tanto online quanto presenciais, que ensinam características dos principais dialetos, assim como auxiliam na pronúncia e identificação de outras vertentes do italiano.

Aliás, aqui também já falei dos cursos gratuitos e online de italiano!

Agora que você já sabe qual o dialeto falado por seus ancestrais é hora de se dedicar aos estudos do italiano e contar os dias para sua viagem. Você poderá se sentir como um local, afinal de contas, a cidadania já lhe pertence, basta apenas viver a Itália e aproveitar ao máximo a estadia!