Agora você pode descobrir suas origens com um teste de DNA!

 

Já pensou que legal seria descobrir de onde você vem?

Não, não estou falando dos últimos 100/200 anos, mas sim da sua inteira origem.

Os testes de DNA se tornaram uma ferramenta popular para genealogistas a procura de evidências adicionais para ajudar a corroborar ou expandir sua árvore genealógica.

O aumento do número de empresas e laboratórios que praticam estes testes trouxe muitas opções para os genealogistas e curiosos, porém, tantas opções acabam gerando dúvidas.

Afinal, qual teste de DNA é o melhor para ajudar a responder todas as perguntas que você tem sobre sua ascendência?

Os testes de DNA são oferecidos por várias empresas diferentes, e cada uma trabalha de maneira independente.

A maioria dos testes são realizados com um cotonete ou escova pequena que você esfrega no interior de sua bochecha e, em seguida, envia de volta para a empresa no recipiente de amostra fornecido.

Outras empresas solicitam que você cuspa diretamente em um tubo de ensaio, ou fornecem um líquido de enxague especial em que você boceja e cospe.

Independentemente do método de coleta, na verdade, o que é realmente importante é qual parte do seu DNA está sendo examinada.

Testes de DNA podem ajudá-lo a aprender sobre sua ascendência paterna e materna.

Há também testes que podem ajudá-lo a determinar se você é descendente de origem africana, asiática, europeia ou nativa americana. Alguns dos testes genéticos mais recentes também podem fornecer uma visão de possíveis traços hereditários e riscos de doenças.

 

teste-dna-genealogia

 

 

TESTES DE Y-DNA

Usado apenas para: Linhagem Paterna.

Disponível apenas para: Homens.

Y-DNA testa marcadores específicos no cromossomo Y do seu DNA conhecido como “Short Tandem Repeat”, ou STR markers. Como as mulheres não carregam o cromossomo Y, o teste de Y-DNA só pode ser usado pelos homens. Ele passa diretamente de pai para filho.

O conjunto específico de resultados dos marcadores STR testados determina seu haplótipo Y-DNA, um código genético único para sua linha ancestral paterna. Seu haplótipo será o mesmo ou extremamente semelhante a todos os homens que vieram antes de você em sua linha paterna como: seu pai, avô, bisavô etc.

Portanto, uma vez que você testou seus marcadores de Y-DNA STR, você pode usar seu haplótipo para verificar se dois indivíduos são descendentes do mesmo antepassado paterno distante, bem como, potencialmente encontrar conexões com outras pessoas ligadas à sua linhagem paterna. Uma aplicação comum do teste de Y-DNA é o Projeto Sobrenome, que reúne os resultados de muitos homens testados com o mesmo sobrenome para ajudar a determinar como (e se) estão relacionados uns com os outros.

Saiba mais: Teste de Y-DNA para Genealogia

 

 

 

TESTES mtDNA

Usado para: linhagem materna profunda (distante).

Disponível para: todas as mulheres; homens testando linhagem materna de sua mãe.

 

O DNA mitocondrial (mtDNA) está contido no citoplasma da célula ao invés do núcleo, e só é passado pela mãe tanto para descendentes do sexo masculino como feminino, sem qualquer mistura. Isso significa que seu mtDNA é o mesmo que o mtDNA de sua mãe, que é o mesmo que o mtDNA de sua avó, e assim por diante. O mtDNA muda muito devagar, razão pela qual ele pode ser usado para determinar relacionamentos próximos, e também pode determinar a relação geral. Se duas pessoas tiverem uma correspondência exata em seus mtDNA, então há uma chance muito boa de que eles compartilhem um antepassado materno comum. A dificuldade é que muitas vezes pode ser difícil determinar se este é um antepassado recente ou alguém que viveu há centenas de anos.

 

Você também pode usar um teste de mtDNA para aprender mais sobre sua ascendência étnica ou para rastrear sua linhagem materna para uma das Sete Filhas de Eva, mulheres pré-históricas que compartilharam um antepassado materno comum chamado Eve Mitochondrial.

 

Existe uma gama de testes de mtDNA que analisam diferentes regiões da sequência de mtDNA. É importante ter em mente que neste teste o mtDNA de um homem vem apenas de sua mãe e não é transmitido a sua prole. Por esta razão, o teste mtDNA é útil apenas para mulheres, ou para um homem testando a linhagem de sua mãe.

 

Saiba mais: Teste mtDNA para genealogia

 

genealogia-teste-dna

 

TESTES DE DNA AUTOSOMAL

 

Usado para: ascendência étnica, além de conexões relativas em todos os ramos da sua árvore genealógica.

Disponível para: todos os homens e mulheres.

 

Os testes de DNA autossômico (ADNc) examinam os marcadores genéticos encontrados nos 22 pares de cromossomos que contêm o DNA aleatoriamente misturado de ambos os pais, basicamente todos os cromossomos, exceto o cromossomo sexual (embora algumas empresas de teste forneçam dados do cromossomo X como parte deste teste também).

 

O DNA autossômico contém quase todo o genoma, ou modelo, para o corpo humano: é aonde encontramos os genes que determinam nossas características físicas, da cor do cabelo à susceptibilidade à doenças. Como o DNA autossômico é herdado por homens e mulheres de ambos os pais e dos quatro avós, ele pode ser usado para testar relações em todas as linhas familiares. O teste autossômico foi originalmente introduzido como uma ferramenta para determinar origens biogeográficas, ou a porcentagem de vários grupos populacionais (africanos, europeus etc.) que existem em seu DNA. Os laboratórios estão agora, no entanto, oferecendo testes autossômicos de família extensa, que podem ajudar a verificar as relações biológicas através da geração dos avós e potencialmente apontar para ancestrais de até cinco ou seis gerações, e às vezes além.

 

Saiba mais: Testes autossômicos para genealogia

 

 

 

QUAL EMPRESA DE TESTE DE DNA DEVO UTILIZAR?

 

A resposta, como em muitas áreas da genealogia, é: “depende”. Como diferentes pessoas testam com diferentes empresas – muitas das quais mantêm seus próprios bancos de dados de indivíduos testados – você conseguirá a maior chance de combinações úteis ao testar ou compartilhar seus resultados de DNA com o maior número de empresas possível. As três mais utilizadas pela grande maioria dos genealogistas são AncestryDNA, Family Tree DNA, e 23andme. Geno 2.0, vendido pela National Geographic. Algumas empresas permitem que você insira resultados de testes de DNA externos em sua base de dados, enquanto outras não.

A maioria permite que você baixe seus dados brutos, e se você optar por ser testado por uma empresa, a Sociedade Internacional de Genealogistas Genéticos (ISOGG) tem gráficos e informações bastante atualizadas em sua wiki para comparar os testes oferecidos por diferentes empresas e ajudá-lo a escolher a empresa certa para seus objetivos:

 

Tabela de comparação de testes de Y-DNA

Tabela de comparação de teste mtDNA

Tabela de comparação de teste de DNA autosomático

 

Ficou curioso? se fizer o teste, volte aqui para nos contar como foi a experiência!

 

Artigo traduzido do site inglês Thoughtco
Artigo original: www.thoughtco.com (link em inglês)