Veja aqui se o seu sobrenome é Italiano e conheça a origem dele!

“Ah que legal, você é de família italiana?”

Se você tem um sobrenome que parece um sobrenome italiano já deve ter ouvido essa pergunta mais de um milhão de vezes né?

Tem muita gente que tem sobrenomes típicos da Itália, mas não sabem a origem de sua família. Por isso, hoje, nós vamos falar um pouquinho sobre o site Cognomix.

A pesquisa feita no Cognomix é simples e fácil, pode matar sua curiosidade de saber se sua família é de origem italiana e de qual região ela é, e também ser uma forma de começar sua pesquisa caso esteja interessado em reconhecer sua cidadania italiana, mas ainda precisa localizar a cidade do seu antepassado.

Vamos lá, não tem segredo.

 

O que é o Cognomix

 

O cognomix é um site italiano que traz informações interessantes sobre os sobrenomes italianos.

Nele você pode encontrar a origem e o significado de alguns sobrenomes, os sobrenomes mais comuns na Itália ou uma seção dedicada aos sobrenomes maternos. Mas o que todo mundo quer saber mesmo é de onde vem o próprio sobrenome.

Se é esse seu objetivo principal, vamos te ajudar.

O primeiro passo é acessar o link do Mapa dos Sobrenomes – Mappe dei Cognomi, em italiano.

 

 cognomix pesquisa sobrenome italiano

 

Para visualizar a distribuição do seu sobrenome nas regiões da Itália, basta inserir o sobrenome que você quer pesquisar no campo disponível e clicar em pesquisar – ricerca, que o mapa vai se abrir.

É possível procurar por nomes com base na distribuição em toda a Itália ou também em regiões e províncias, selecionando a opção apropriada, ou clicando diretamente no mapa.

 pesquisa sobrenome italiano

 

DICAS IMPORTANTES:
Para facilitar a pesquisa você deve ter em mente algumas regras relativas à forma de escrever o sobrenome. Veja quais são:

– Se a letra final tiver um acento, você deve escrever sem acento (por exemplo Abbà = Abba).

– Se o sobrenome tiver um apóstrofe ou outro sinal ortográfico, não coloque espaço entre as palavras (por exemplo: D ‘Agostino = D’Agostino).

– Se for um sobrenome com 2 palavras, evite espaço duplo entre as palavras (por exemplo: De Agostini = De Agostini).

– Outra dica é: teste diferentes formas de grafia! comece digitando as três primeiras letras do sobrenome e espere um pouco.. você verá que o site te dará algumas opções. Assim, você poderá descobrir possíveis variações do seu sobrenome (ou então a grafia correta em italiano).

p.s Conheça também quais e como os nomes italianos foram abrasileirados!

 

Depois que você abrir o mapa com o sobrenome que está pesquisando, pode clicar nas regiões e abrir um novo mapa ainda mais detalhado. Separamos algumas imagens para ficar mais fácil ainda:

pesquisa de sobrenomes italianos

Mapa geral, por região e por província.

 

Você ainda pode imprimir ou compartilhar seu mapa!

Alías, fiz alguns meses atrás esse mapa com uma boa parte dos sobrenomes italianos divididos por região.

Vê o que você acha!
sobrenomes-italianos-por-regiao

 

 

Viu como é fácil usar o Cognomix?

Mas se você já fez sua pesquisa lá e precisa ainda de mais informações, nós escrevemos sobre outros sites de pesquisa que podem te ajudar a encontrar a informação que está procurando sobre seu antepassado italiano. Dá uma olhada no nosso Manual de Pesquisa!

 

  • Ricardo Galeriani

    Meu sobrenome é Galeriani. Não acho nenhuma referencia sobre ele.

    • Ricardo Guerreiro

      Veja que há Gallerani e Gallerano no site, por exemplo. É comum haver modificações na grafia, então precisa brincar um poquinho com a ferramenta!

  • Cleiton Nascimento Frasson

    O meu é Frasson 🙂 achei, bate certinho da região de onde vieram meus bizavos com os documentos que obtive,site nota 10

    • Marcus Vinicius Cavalcanti Soa

      QUAL É O SITE, FRASSON ?

  • Silvia Chiararia

    Chiararia

  • Flavio Petronetto

    Petronetto… Nao achei nenhum registro…

  • Patricia Levoti

    ciau! estou procurando por todos os sites o sobrenome de meu bisnono e não encontro! Nasceu em rossano, 1890, mas não encontro nem variando a terminação nem dobrando as letras consoantes. Já segui tudo, mandei email para a comune e nada dele! Dio Mio! preciso de ajuda!

    • Luciana Santoro

      Oi Patricia! Existe Rossano Calabro, na provìncia di Cosenza (Calabria) e exite também Rossano Veneto, na provìncia de Vicenza. Exite também Rozzano, que è provìncia de Milao (Lombardia). Voce mandou pra todas?

  • Victor de Castro Martins e Mad

    Boa Tarde. Tenho o sobrenome Madureira e sempre achei que fosse português mas meu pai e meu avô juram que é italiano. Procurei em vários sites e não achei nada referente ao sobrenome. Será que alguém pode me ajudar? Obrigado!

    • Luciana Santoro

      Oi Vitor, provavelmente o sobrenome original em italiano nao era esse, mas chegando ao Brasil foi registrado com o que eles “escutavam” na hora da transcriçao. Talvez o sobrenome do seu antepassado italiano seja Madureri e nao Madureira.
      Olha aqui:
      http://www.mappadeicognomi.it/index.php?sur=Madureri&s=Genera

  • Roque Ponce

    -Por parte de pai brasileiro(Ribeiro) Por parte de mãe(Argentina)

  • Claudio Guedes

    O sobrenome em questão é o Guedes, apesar de ser português ele aparece na frança e a relatos de Itália também. Meu avô e minha Avó diziam que o pai do meu avô era italiano. Porém o nome do meu bisavô é Jose Guedes.
    Não encontro muita informação.

  • Ana Madalão

    Boa tarde!! Meu sobrenome é Madalão, gostaria de saber de qual região da Itália meu sobrenome é originário. Desde já agradeço.

  • Emanuela Frade

    Não consigo encontra o sobrenome da minha família, Rossinol e Felonta. Região de Sicília se não me engano é de Siracusa.

  • Josias Marinato da Silva

    marinato

  • cezar

    Meu sobrenome e cezar, porém ele foi abrasileirado, o mais provável , era cesari, talvez meu bisavô seja alberto cesari, porém e uma dúvida que nso consigo tirar, pois ainda não encontrei o fio da meada

  • Russor Lima

    O sobrenome do meu bisavô e da minha avô é Galdino, pesquisando existem 59 famílias com o mesmo sobrenome na Itália, em várias regiões, vi também que chegaram no Brasil muitos italianos com esse sobrenome. Será que é um forte indicio que tenho descendência Italiana? Quais as chances?

  • Etelvina Costa

    sou de sobrenome Costa nãos sei da origem de meus antepassados costa paterno

  • Thiago Claudino

    OLA MEU NOME TEM O SOBRENOME Claudino Meu pai fala que o bisavô dele era italiano. Claudino é italiano, ou é variação (originado) de outro sobrenome italiano. Eu ja ouvi q Claudini É italiano, mas Claudino ja é, ou é variação?

    • Nina Claudino

      Meu sobrenome é Claudino, tbm gostaria de saber…..

    • Olá Thiago e @ninaclaudino:disqus !

      O sobrenome Claudino tem baixa incidência na Itália, mas ele pode ser a variação de outro sobrenome. Por isso, o ideal é que vocês busquem indícios das próprias origens nos documentos brasileiros. Temos um manual de pesquisa que pode auxiliar nessa busca! 🙂

      • Iago Bizatto

        qual seria este manual ??

  • Daniel Botecuti Mariano

    O sobrenome do meu trisavô é BOTEGUCH eu procurei esse nome e não consegui encontrar ,vocês podem me ajudar ?

  • Marcus Vinicius Cavalcanti Soa

    CARO DÁRIO, BOA NOITE, AMIGO. gOSTARIA QUE O AMIGO ME INFORMASSE SE É POSSIVEL ENCONTRAR O CERTIFICATO DI NASCITA DE MEU ANCESTRAL ITALIANO, ANGELO BEVILACQUA, NASCIDO EM 1787 E QUE VEIO PARA O BRASIL COM UM SEU PRIMO ANTONIO PEROTI NO INICIO DE 1800, CASANDO-SE EM FORTALEZA,ONDE VIVEU ATÉ OS 82 ANOS E TENDO DEIXADO VASTA PROLE QUE SE NOTABILIZARAM NO BRASIL NO RAMO DO DIREITO, PRINCIPALMENTE, COMO O SEU NETO FAMOSO CLÓVIS BEVILACQUA, O MAIOR JURISCONSULTO DAS AMÉRICAS, AUTOR DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO DE 1916, NASCIDO EM VICOSA DO CEARÁ, CIDADE LOCALIZADA NO ALTO DA SERRA DA IBIAPABA

  • Nina Claudino

    Claudino é um sobrenome italiano?

  • PHL

    O meu sobrenome é Luchesi. Meus ascendentes italianos eram Constantino Luchesi e Leonor “Estela” Luchesi. Contam-me minha bisavó e avó, que os conheceram, que eram um casal de lavradores, como a maioria dos imigrantes, que chegaram no início do século XX e que viveram na região de Piracicaba/SP, onde nasceram seus filhos Pedro e João, este último ainda vivo. Mudaram-se para o Oeste Paulista, onde morreram na década de 1960. Os documentos deixados, como era comum na época, são muito precários em detalhes, dizem apenas nascidos em Itália. O casal se abrasileirou (seus filhos casaram-se com não italianos) de modo que hoje não há grandes ligações culturais com a Itália na família, só algumas lembranças dos mais velhos que os conheceram.

  • PHL

    O meu sobrenome é Luchesi. Meus ascendentes italianos eram Constantino
    Luchesi e Leonor “Estela” Luchesi. Contam-me minha bisavó e avó, que os
    conheceram, que eram um casal de lavradores, como a maioria dos
    imigrantes, que chegaram no início do século XX e que viveram na região
    de Piracicaba/SP, onde nasceram seus filhos João e Pedro, este último
    ainda vivo. Mudaram-se para o Oeste Paulista, onde morreram na década de
    1960. Os documentos deixados, como era comum na época, são muito
    precários em detalhes, dizem apenas nascidos em Itália. O casal se
    abrasileirou (seus filhos casaram-se com não italianos) de modo que hoje
    não há grandes ligações culturais com a Itália na família, só algumas
    lembranças dos mais velhos que os conheceram.