8 pratos tradicionais da Ceia de Natal italiana

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Quer conhecer os pratos típicos e preferidos da Ceia de Natal Italiana? Então vem comigo, que esse é o assunto do texto de hoje!

     

    O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano. O espírito natalino é de paz, amor e compaixão. O Natal vai além dos presentes tão esperados pelas crianças, é o momento de reunir toda a família. Assim como no Brasil e em outros países do mundo, a Itália também tem suas tradições natalinas.

    Aqui no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas são descendentes de italianos, o que explica o fato da culinária italiana estar muito presente em nossas mesas durante todo o ano.

    Essa tradição não poderia ficar de fora da ceia de Natal. Alguns pratos são similares aos nossos e deixam a ceia no Brasil muito saborosa, com um aroma que se espalha por toda a casa.

    Hoje vamos falar sobre como é a ceia de natal italiana!

     

    1.Tortellini in brodo

    tortelini_in_brodo

    O tortellini é mais conhecido no Brasil como capeletti (ou capelete).

    Na Emilia Romagna, berço das massas caseiras, não pode faltar na Ceia de Natal um bom prato de tortellini feito com massa de ovos clássica, recheada com carne (carne de porco moída e carne de vitelo), mortadela, presunto, ovos, queijo parmesão, noz-moscada e cozidos em caldo de cappone (um tipo de galo). A receita é destaque de 25 de dezembro das ceias na Umbria, Marche, Toscana e Lazio.

     

    Necessita enviar dinheiro para o exterior? 🌍💸

    Garanta transferências seguras, rápidas e com as melhores taxas de câmbio do mercado. Atualizo diariamente as melhores opções para você! Faça sua simulação agora mesmo!

    Cotar agora.

     

    2.Lasagna

    ceia de natal italiana

    A lasagna é um prato muito apreciado pelos brasileiros durante todo o ano, mas na Itália é destaque no Natal. Seja ela a Bolognesa – com carne moída e molho bechamel – ou napolitana – com ricota, mussarela e almôndegas – a lasanha está presente nas ceias de muitas famílias italianas no Natal, em todos os cantos da península.

     

    3.Minestra maritata

    ceia de natal italiana

    O “casamento” entre a carne e os vegetais é a base dessa sopa, que remete ao domínio espanhol no Reino de Nápoles. Em 1628 Bartolomeu Zito, em comentário ao epicômico poema Vaiasseide, de Giulio Cesare Cortese, traz uma receita muito rica, feita com ossos de presunto, peru, frango, vitelo, salsicha, pequenas endívias, chicória, brócolis e repolho. Nas famílias mais pobres as partes menos nobres do porco também eram usadas, como as bochechas e orelhas (itens famosos na culinária brasileira, presentes na tradicional feijoada).

    Ainda hoje, a Minestra maritata está presente nas mesas de Natal da Campania e da Calábria – aqui com a adição de feijão – mas muito frequentemente seguindo procedimentos mais leves do que o original, escolhendo, por exemplo, apenas a carne de frango e excluindo as partes pouco nobres do porco.

     

    4.Bacalhau

    ceia de natal italiana

    O bacalhau no Brasil é mais tradicional no período da Semana Santa, porque os católicos não consomem carne vermelha.

    Na Itália, ele é o príncipe das mesas de Natal, e é consumido em muitas regiões no jantar no dia 24 de dezembro. É preparado de várias formas: no Lazio e na Campania, é frito. Na Puglia e Basilicata, é guisado – com tomate cereja, azeitonas pretas, alho e alcaparras. Em Molise é cozido com passas, orégano, pinhões e nozes. Por fim, no Veneto, é consumido com polenta.

     

    5. Cappone

    ceia de natal italiana_peru

    O cappone se parece com o nosso “Peru de Natal”, presente na grande maioria das mesas das famílias brasileiras na noite de Natal. Na Itália ele é bem presente na Lombardia, na Toscana, Umbria e Liguria, onde é servido cozido. No Piemonte e em Marche, é servido assado, forma mais comum aqui no Brasil também.

     

    6.Panetone

     ceia de natal italiana

    O Panetone é original de Milão, e é uma sobremesa típica muito difundida na Itália e no Brasil. É uma tradição do Natal italiano que nós herdamos.

    No período que antecede o Natal, as prateleiras dos supermercados ficam repletas de panetones de todos os tipos, de diferentes marcas e preços, novos sabores e combinações ousadas surgem a cada ano: recheado com chocolate, cremes e trufas, sem passas…

     

    7.Pandoro

    pandoro

    O Pandoro é a representação do Natal em um bolo doce e fofinho.

    A preparação do Pandoro é muito longa e complexa, leva cerca de dois dias até ficar pronto. Mas hoje já é possível encontrar receitas de Pandoro mais simples e rápidas para oferecer à família e aos amigos durante almoços e jantares de Natal.

     

    8.Biscoitos de gengibre

    biscoito de gengibre

    Os biscoitos de gengibre são muito comuns nos países europeus. Ficaram famosos depois do filme Shrek, com o homem biscoito. Eles são preparados especialmente na época do Natal, para serem pendurados na árvore.

    Em Inglês eles são chamados de gingerbread man, mas podem ter várias formas: estrelas, casas, sinos e ícones de Natal em geral.

    Se gostou de saber mais sobre a tradicional Ceia de Natal Italiana, leia também Natal na Itália – tradição, magia e muito sabor.

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também