2 de junho, Festa della Repubblica: a origem, a história e porque se festeja.

Dia 2 de junho é comemorado a Festa della Repubblica na Itália. Mas você sabe o que significa essa data?

Vamos te contar como surgiu esse feriado, o que é festejado nessa data e porque ela é tão importante para os italianos.
 

A República Italiana

 
A data foi escolhida pois nos dias 2 e 3 de junho de 1946 os italianos foram as urnas. Votaram em um referendo para escolher entre continuar com o regime de monarquia ou passar a ser uma república.

Depois de 85 anos de monarquia, sendo 20 deles regidos pelo fascismo, os italianos escolheram a república como forma de governo.

Mas a vitória foi bem apertada, o sul do país ainda preferia a monarquia, enquanto o norte, que ficou 2 anos ocupado e lutando contra as forças nazifascistas, apoiava a república, dando continuidade a luta dos partigianos (esqueceu quem são? Leia o texto sobre XXX).

A ConStituição da Republica Italiana foi aprovada em dezembro de 1947 e passou a vigorar já em 1o de janeiro de 1948
 

 A Festa della Repubblica

 

A Festa della Repúbblica
 
A Festa della Repubblica é um dia de grandes manifestações populares e também muitas cerimonias oficiais. Desde 1948, em Roma, acontece um desfile militar em homenagem a república. Atualmente, esses desfiles foram reduzidos, para cortar gastos, já que o país ainda está se erguendo da forte crise política e financeira que o abalou.

 

Um dos grandes momentos da parada militar é a exibição da Frecce Tricolore, uma espécie de Esquadrilha da Fumaça aqui no Brasil, onde aviões da força aérea italiana colorem o céu com as cores da bandeira da Itália: verde, branco e vermelho.

É sem dúvida a data mais importante para a história do país e, por isso, é festejado em todas as cidades.

Não conhece o Hino Nacional Italiano? Dá uma olhada nesse vídeo, como música e letra!