5 vilarejos na Itália absolutamente charmosos que você deveria conhecer!

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Que tal pensar fora da caixa? Os vilarejos na Itália estão entre os mais charmosos do mundo, e esbanjam charme, história, cultura e paisagens deslumbrantes.

     

    Saia da rotina! A Itália oferece opções de lazer e diversão
    em locais que você certamente nunca ouviu falar! Venha conhecê-los 🙂

     

    Se um amigo te conta que vai visitar a Itália, em quais cidades você imediatamente pensa que ele vai passear? Bem, vou chutar! Com certeza nomes como Roma, Veneza e Florença passam por sua cabeça. E você está certo(a): esses locais são famosos e reconhecidos em todo o mundo, visitados por milhões e milhões de turistas todos os anos e ajudam a Itália a ser um dos principais destinos turísticos do planeta.

    Mas a Itália é muito mais do que seus centros históricos e grandes cidades! O país é salpicado, de norte a sul, por localidades pequeninas absolutamente maravilhosas, que unem uma paisagem sensacional à cultura peculiarmente notável dos italianos. São locais que não costumam aparecer nos guias de turismo, mas que de tão charmosos e especiais merecem uma visita! Agora, o governo italiano quer que você conheça também estes destinos menos ‘populares’, porém muito mais aconchegantes e especiais.

     

    VILAREJOS NA ITÁLIA – OS ITALIANOS TE AJUDAM A SAIR DA ROTINA!

     

    A Itália tem recebido uma quantidade tão grande de visitantes em suas cidades mais famosas que muitas delas – o melhor exemplo é Veneza – já estão adotando medidas de ‘contenção’ de turistas!

    A Itália está em crise econômica, vocês sabem, e nesse período todo dinheiro que vem de fora é bem-vindo. O turismo é uma das principais fontes de receita em várias cidades, em especial nos meses do verão, então era de se esperar que os italianos recebessem todo turista de braços abertos e um sorriso no rosto! Bem, apesar da simpatia italiana continuar verdadeira, a população de vários centros urbanos já está bem cansada dos turistas, e por um motivo: superlotação!

    Sim, a Itália vem vivendo um ‘boom’ de turistas nos últimos anos, em especial desde 2014. Com isso, diversas cidades ficam ‘superlotadas’ – com exagero de pessoas, mesmo! – nos meses mais quentes. E, lógico, com esse excesso de pessoas, então aumentam também os casos de vandalismo, depredação, falta de estrutura para suportar tanta gente, trânsito abarrotado, complicações para a população local…

    Em vista disso, o governo resolveu agir. Não é à toa que 2017 foi eleito o “Ano dos Vilarejos” pelo governo italiano, fomentando o turismo em ponto menos conhecidos da Itália. Diversas cidades turísticas como Veneza, Pompéia e Capri estão adotando medidas de ‘controle’ dos turistas, como a instalação de roletas em locais populares, a distribuição de guias mostrando pontos turísticos alternativos e transporte urbano abrangendo uma área maior, incentivando as pessoas a ‘desafogar’ os centros históricos.

     

    Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

    Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

    Quero cotar agora.

     

    CINCO VILAREJOS INCRÍVEIS PARA CONHECER NA ITÁLIA

     

    Aproveitando essa onda de ‘turismo alternativo’ dos italianos, nós do Pesquisa Italiana então trazemos 05 exemplos de vilarejos absolutamente deslumbrantes que você pode conhecer na Itália! Nos baseamos no ranking 2017 da organização “Borghi più belli d’Italia” (literalmente, “As Vilas mais Bonitas da Itália“), que todo o ano compila uma lista de destaques baseada em critérios como suporte turístico, comida, cultura e paisagens!

    Venha com a gente nesse tour pela Itália desconhecida!

     

     

    CANALE DI TENNO, em Trentino Alto Adige (norte da Itália)

     

    Um vilarejo pra lá de peculiar para começar a nossa lista!

    Canale di Tenno foi abandonado completamente após a 2ª Guerra Mundial. Nos anos 60, diversos artistas e um povo descolado e criativo vindo da Europa toda resolveu reviver o local, que respira arte até hoje. Resultado: prédios históricos maravilhosos e muita, muita arte e diversão pelas ruas!

    Como bônus, a vila fica pertinho do Lago Como. Assim, dobrando a esquina certa, você se verá mesmerizado por uma vista panorâmica deste maravilhoso lago italiano, tornando o passeio ainda mais especial e romântico!

    Então agora que tal conferir as imagens? Olha só!

     

     

    CASTIGLIONE DI SICILIA, na Sicília 

     

    O júri do “Borghi più belli d’Italia” foi unânime em indicar uma visita a este vilarejo sensacional.

    Situado na parte norte do Etna, o local oferece vistas indescritivelmente belas. Mas o vilarejo, em si, também é lindo, com praças e igrejas clássicas de tirar o fôlego. Para melhorar: ao redor de Castiglione, diversas vinícolas podem ser visitadas, sendo uma oportunidade única de conhecer o verdadeiro sabor dos vinhos montanhosos da Itália! Castiglione di Sicilia vale o esforço de ‘subida’ até lá – acompanhe nas imagens abaixo.

     

     

    CASTELMEZZANO, em Basilicata (sul da Itália)

     

    Quando chamamos esse peculiar local de ‘vilarejo’, é ‘vilarejo’ mesmo! Pouco mais de 800 pessoas moram ali, em casas clássicas construídas bem no meio de uma montanha – tão no meio que, para chegar lá, você precisa passar por um túnel esculpido na pedra!

    Diversos guias de viagem já ‘descobriram’ Castelmezzano e então o elegeram como um dos ‘locais que ninguém conhece’ mais legais de se visitar!

     

     

    CASTEL GANDOLFO, em Lazio (centro da Itália)

     

    Você talvez reconheça esse nome. Afinal, Castel Gandolfo é tanto o nome do vilarejo quanto o nome do ‘Castelo’ que de fato existe por lá. Trata-se da residência oficial de verão do Papa, e é belíssimo de se ver. Ao redor do vilarejo, diversos sítios arqueológicos prendem a atenção dos turistas e dos amantes da História. Mas a principal vista é a do Lago Albano, formado em uma cratera – é deslumbrante!

    Toda vez que o Papa quer dar uma escapadinha de Roma, pega o helicóptero e, em 10 minutinhos, está em Castel Gandolfo. E com ele, uma leva de peregrinos fazem também a viagem – só que não de helicóptero! -, esquentando a economia local. O Papa Francisco, todavia, passa muito pouco tempo por lá – até agora, nenhuma noite! – e os locais estão reclamando da falta de turistas…oportunidade ótima para ir conhecer uma cidadela belíssima e com pouca gente ao seu redor!

    Vamos então ver uma prévia desse local mágico?

     

     

    CONCA DEI MARINI, em Campania (sul da Itália)

     

    Pelas fotos abaixo, você já vê e entende de cara porque Conca dei Marini é um vilarejo que precisa ser visitado!

    Com uma arquitetura bela e incrível, Conca é uma pérola erguida sobre a encosta dos mares azuis de Amalfi. É uma vila bucólica e pacata de pescadores, e oferece muita tranquilidade e beleza aos visitantes – além de uma culinária baseada em peixes e frutos do mar fresquíssimos que não tem igual!

    Além de conhecer o vilarejo, vale a pena passear também na famosíssima Grotta dello Smeraldo, uma caverna aquática bem pertinho dali em que o interior brilha como se fossem esmeraldas. Um show da Natureza em seu passeio pela Itália. Veja uma imagem da gruta na apresentação abaixo!

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também