Como dirigir na Itália usando a habilitação brasileira

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Descubra o que você precisa para dirigir com tranquilidade na Itália, tendo ou não a cidadania reconhecida.

     

    Essa é para os meus amigos brasileiros que estão a fim de fazer um passeio motorizado pelas belas paisagens italianas: será que é possível dirigir na Itália com a habilitação brasileira? Ou será que você vai precisar fazer um novo documento e “tirar a carta” de novo?

     

    Já vou avisando: é bom prestar atenção neste texto! Afinal, dirigir um automóvel na Itália sem ter as devidas autorizações é crime. Se for pego, o condutor, mesmo estrangeiro, estará sujeito à multa e a processos penais, sem contar que o veículo é apreendido na mesma hora e retido por até três meses.

     

    Mas nada de criar casos tenebrosos aqui! No fundo, dirigir na Europa não é para dar dor de cabeça em ninguém. Vamos aprender como ‘pilotar’ tranquilamente pela Itália e, assim, aproveitar com maior independência seu passeio (ou estadia) no país.

     

    Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

    Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

    Quero cotar agora.

     

    DIRIGINDO NA ITÁLIA PARA QUEM JÁ MORA LÁ OU POSSUI A CIDADANIA

     

    como-dirigir-na-italia

     

    Vamos começar com uma constatação bem clara: se você já conseguiu seu reconhecimento à cidadania italiana, então para os italianos você é considerado um cidadão daquele país. Sendo assim, mesmo que você vá para a Itália apenas em viagens curtas, ou realizar estadias prolongadas ou se mudar definitivamente para lá, terá de passar pelas mesmas provas práticas e pelos mesmos exames teóricos que qualquer outro cidadão italiano faz quando quer dirigir. Afinal, cidadão é cidadão, e portanto deve cumprir seus deveres no país.

     

    O mesmo vale para brasileiros (não naturalizados italianos) que residam legalmente na Itália por um período maior que um ano.

     

    Eu sei, pode parecer uma chatice pensar que você terá de assistir àquelas “empolgantes” aulas teóricas tudo de novo e refazer a prova prática (quem tem trauma das balizas?), mas essas são as regras. Pelo menos por enquanto.

     

    Veja aqui notícias recentes sobre acordo entre Brasil e Itália quanto à carteira de habilitação.

     

    Por hora, não tem como um cidadão italiano ou um brasileiro legalmente residente na Itália há mais de 1 ano escapar das aulas teóricas e do exame prático. Pode parecer bastante desagradável, mas é a Lei.

     

     

    DIRIGINDO NA ITÁLIA PARA BRASILEIROS QUE VÃO PASSEAR

     

    Se você for um cidadão brasileiro, ainda sem ter a cidadania italiana reconhecida, e quiser dirigir na Itália durante uma viagem, então há duas medidas que precisam ser tomadas. Vamos a elas:

     

     

    • Requisitar, no Brasil, o PID, o famoso documento da “Permissão Internacional para Dirigir“. Atualmente, há uma maneira muito fácil de fazer isso. Basta acessar este site aqui e preencher um formulário chamado de SSH (Solicitação de Serviço de Habilitação). Depois, pague as devidas taxas nos bancos credenciados e, em alguns dias, você receberá o seu PID em casa, pelos Correios.

     

    ATENÇÃO: a validade do PID é exatamente a mesma de sua Carteira Nacional de Habilitação, então preste atenção neste dado antes de requisitar o documento!

     

    • Traduzir a CNH brasileira. A tradução precisará ser juramentada (de preferência feita na Itália; se feita no Brasil, aconselhamos que ela seja apostilada. Assim, a tradução terá validade em solo italiano). Nem preciso dizer, mas é natural que sua carteira de habilitação precisa estar válida. Quando for dirigir pelas pistas da Itália, leve sempre os dois documentos (CNH + tradução) juntos.

     

    ATENÇÃO: essas regras valem também para brasileiros que residem na Itália por até um ano. Depois desse tempo, o brasileiro terá, necessariamente, de tirar uma Carta de Habilitação italiana caso queira continuar dirigindo.

     

     

    DICA DE TRÂNSITO DO DÁRIO

    benzina

    Pelas minhas conversas com brasileiros que vieram aqui para a Itália, percebo que a grande maioria não encontra dificuldades em compreender o trânsito italiano. As regras e sinalizações são, no geral, intuitivas, ainda mais se você souber um pouquinho da língua.

     

    Mas tem uma coisa que amedronta todo brasileiro: abastecer o carro. Vocês sabem que há poucos países no mundo que possuem frentista, não é? Aqui na Itália, encontrar um posto no qual alguém abasteça seu carro é quase um milagre! Você precisará fazer por conta própria.

     

    Então lá vai a dica: não tenha medo na hora de comprar combustível. O processo é muito fácil. Você chega no posto e deve parar o carro ao lado de uma bomba. Perto dela haverá outras bombas, é claro, todas numeradas. Nas proximidades haverá também uma espécie de ‘totem’, parecido com aquelas centrais de pagamento de ticket de estacionamento dos shoppings brasileiros. Vá até um deles e insira dinheiro ou seu cartão de crédito. Depois, aperte o número correspondente ao da sua bomba. Quando o pagamento for confirmado, a bomba está liberada para uso. Insira a mangueira em seu tanque de combustível e aperte a “pistola” para liberar a gasolina (benzina, em italiano). Se você pagou em dinheiro, a bomba irá travar assim que a quantidade de gasolina bater com o valor inserido. Se foi no cartão, quem determina quanto paga é você, então cuidado para não ficar liberando gasolina para sempre!

     

     

    Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar a sua viagem motorizada pela Itália com todo o conforto e a comodidade que só um auto pode oferecer!

     

     

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também